sexta-feira, 16 de março de 2012

A Psicologia e as Cores – Parte III

O estudo de cores sempre foi influenciado por aspectos psicológicos e culturais.
A psicologia se preocupa com a percepção das cores, principalmente a Gestalt.
Na cultura ocidental, associa-se algumas cores á fatos ex. verde- esperança; azul – purifica; laranja – alegra, etc.
Lembre-se:
Cores Primárias: Não podem ser decompostas em outras.
Amarelo – Azul – Vermelho.
Cores Secundárias: São as misturas de duas cores primárias.
(amarelo + azul = verde);
(amarelo + vermelho = laranja) e
(azul + vermelho = violeta).

Cores Terciárias: São a mistura de uma cor primária e uma ou mais secundárias. São ao todo seis cores, a saber:
Cores Terciárias
As cores complementares são as que oferecem as melhores combinações e são obtidas pela observação das cores opostas umas às outras no disco das cores. Desta maneira sabemos que o vermelho combina bem com o verde. Duas cores são chamadas complementares se, quando misturadas, produzem o preto, o branco ou alguma graduação de cinza.
As cores análogas são as cores próximas no disco das cores. Ex.: amarelo, laranja e vermelho.
Neutras: São utilizadas como cores complementares, mas com pouco reflexo.
Branco: Luz. Incidência das sete cores do espectro solar. A cor da energia cósmica, do amor divino. É purificador e transformador. Representa a perfeição. Estimula a imaginação e humildade. Produz uma sensação de limpeza e claridade, por outro lado, frieza e esterilidade.
Preto: Ausência de cor e de luz. Cor da introspecção, pode dar ideia de vazio (zero), do ser ou não ser. Mas por outro lado é considerada a cor do requinte, do sofisticado, elegante, "básico". São para os misteriosos, autoritários.
Cinza: Cor neutra. Não causa muita influencia no ser humano. Dá sensação de equilíbrio (neutraliza). São para os tranquilos, distantes e até precavidos.
Marrom: É composto e complexo, elegante e misterioso. Clássico e enigmático. Sutil, alimenta e seduz.
Bege - Neutra, flexível e infinita. Pode ser pano de fundo, complemento e ainda agrega valor ao encontrar por perto. É uma cor camaleônica, porque se adapta.
Verde e Verde Musgo – Neutro, frio. O verde e suas variações, são considerados cores neutras. Atuam equilibrando os excessos entre as cores quentes e frias. Está associado a esperança, as conquistas à um futuro próspero (crescimento).
Violeta - Tem efeito calmante, realça a paz e o silencio.
Rosa – Bondade, descontração e contentamento. Emana boas vibrações e realça a jovialidade e, por este motivo foi eleito como a cor das "princesas". Dão tranquilidade e harmonia.
Cores Quentes: São associadas ao sol e/ou fogo, Amarelo, Laranja e Vermelho. São consideradas estimulantes e excitantes. Nos induzem ao movimento, a alegria, agitação. Atuam de forma superficial no ser humano. Indicado para casos de depressão e tristeza.
Cores Frias: São associadas ao céu, a água e/ou ao gelo, Violeta, Azul e Índigo. São consideradas calmantes. Nos induzem ao relaxamento, cama, frio e paz. Atuam mais profundamente no ser humano. Indicados para casos de irritabilidade e agressividade.
Tons são a incidência (quantidade) de luz presente na cor. Que pode ficar mais escura adicionando-se preto ou mais clara adicionando-se o branco.
Até a próxima!

2 comentários:

  1. Oi!!
    vou anotar essa postagem, é muito interessante...valeu!
    Obrigada pela visita em meu blog...e quanto ao uso da termolina em madeira, eu uso nas mesmas proporções do tecido, ela serve para proteger a superfície.
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tereza, que bom que gostou, ficamos contentes. Obrigada pela dicada turmalina.
      Abraço Escok

      Excluir