quinta-feira, 29 de março de 2012

As Cores e as Crianças!

Todos somos influenciados pelo meio em que vivemos a todo instante. Isto também se aplica as crianças. As cores as afetam diretamente.
Você sabe porque algumas pessoas colocam sapatinhos vermelhos nos bebês ao saírem da maternidade?

Segundo lenda de ciganos europeus, cada bebê escolhe um casal para ser seus pais. Mas um dos bebês estava preocupado com esta nova experiência. Percebendo isto, uma mestra, com poder de sentir as coisas, colocou a mão em sua cabeça e disse: “Tenha confiança, pois para que sua vida na terra seja tranquila, lhe enviarei um amuleto, sob a forma de presente, que lhe garantirá saúde e felicidade”.
Este bebê, nasceu numa família de ciganos europeus e, seu primeiro presente, foi um par de sapatinhos vermelhos, que ele usou e guardou para sempre. Depois de adulto, ficou conhecido e respeitado por todos, assim como seu amuleto, dessa forma a lenda passou pelos cinco continentes, divulgando que presentear sapatinhos vermelhos tem seu significado em um antigo costume cigano que simboliza proteção e o desejo de boa sorte, saúde e felicidade para o resto da vida.
Há também outra lenda, que de acordo com as culturas orientais o vermelho é a cor da liderança, da prosperidade, da felicidade, da iluminação e contra a negatividade. A utilização desta cor é representada de várias maneiras e por diferentes simbolismos, pode estar ligada ao principio da vida e a vida longa também. Então, a utilização do sapatinho vermelho, segue os mesmos princípios de outras formas de utilização da cor. Recomenda-se que todo recém nascido use um par de sapatinhos vermelhos, em especial na saída da maternidade. Isto para espantar o mau olhado e atrair sorte e saúde! Também é comum usar o sapatinho de bebê vermelho no seu sétimo dia de vida, para garantir que o umbigo caia direitinho e não dê “o mal do sétimo dia”. Quem acredita, diz que funciona.
Quando se trata da chegada de um bebê ao mundo, todo tipo de sorte e cuidados são bem-vindos. Sendo assim, a grande dica é: “A roupinha amarela e os sapatinhos vermelhos devem ser usados pelo bebê na saída do hospital”, com cores que, segundo reza a simpatia, representam boa sorte aos recém-nascidos.
Portanto o vermelho está associado a sorte, saúde, prosperidade, porém não podemos esquecer que se trata de uma cor quente, estimulante, que também pode causar irritabilidade, agitação e perturbação do sono. Vestir uma criança que acabou de sentir cólicas, de vermelho, pode atrapalhar seu restabelecimento. Não é por acaso que enxovais tradicionais utilizam tons pastéis em suas peças. O azul para meninos, traz tranquilidade; o rosa para as meninas, bem estar; o verde é a cor do equilíbrio; o violeta, relaxante; o amarelo para prosperidade.
Observando pequenos detalhes no dia a dia, podemos usar o poder das cores a nosso favor e também dos que estão ao nosso redor, no caso os pequenos.
Aguardem mais notícias sobre as cores e as crianças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário