domingo, 1 de abril de 2012

A Psicologia, as Cores e as Roupas II

Bem, a pedidos vamos seguir com o tema.
Vamos desta vez falar de cores quentes, frias, leves ou não, estimulantes ou não, e o que elas podem fazer com você e por você. Se você reparar, fazemos ligação dos fatos da vida com as cores. Por exemplo: luto, alegria, sedução, etc. Mas as cores também nos direcionam, pois nos influenciam. A moda, transita dentro deste universo, permeando com seus estilos,em variadas direções. As cores possuem uma linguagem própria. Podemos reforçar que tonalidades fortes realçam suas características e, as claras são envolventes e, as mais escuras sugerem um maior isolamento.
Sendo assim, o ideal é aprender a tirar proveito do que as cores tem a oferecer. Escolhendo cores opostas a um estado emocional, negativo, você terá grande ajuda.
Por exemplo: em momentos de tristeza, pode optar por cores alegres, amarelo e laranja. No mau humor, pode optar por azul, e por aí vai. A seguir, detalhes das sensações causadas pelas cores. Mas lembre-se, as cores das roupas influenciam as pessoas, mas não alteram suas características de personalidade.

Amarelo 
Para quem deseja estimular a atividade cerebral, a inteligência, por isto é usada por intelectuais, estudiosos (ajuda a memorizar o que está estudado), favorece a comunicação e estimula a mente cansada. Atrai luz, otimismo, são leves e joviais. Transmite alegria e ajuda desenvolver o autocontrole. Amarelo Pastel – para pessoas que buscam o equilíbrio, a harmonia.
Evitar: em casos de inflamação, febre, irritação, agitação, ansiedade, alcoolismo, palpitação cardíaca e para quem precisa transmitir confiabilidade.
Azuis
Para quem deseja melhorar sua fluidez verbal, sua oratória. E para quem deseja ficar menos introspectivo, pois facilita a aproximação entre as pessoas. É uma cor que sugere a ordem e a ligação com o mundo espiritual (céu). É a cor das pessoas que estão em busca de paz, que levam seus valores ao “pé da letra”, e apreciam honestidade e lealdade. Sugere calma, tranquilidade e serenidade. Aliviam tensões diárias, desgaste emocional, angustia e nervosismo extremo. Ideal em casos de insônia. O azul- turquesa, revigora, clareia as ideias, sentimentos. Transmite jovialidade e vivacidade.
Evitar: o azul escuro, em pessoas com casos de depressão, sonolentas ou introspectivas.
Branco
Para quem deseja melhorar o diálogo, dar transparência e serenidade ao relacionamento, a convivência com os outros. Para demonstrar pureza e inocência. É uma cor que passa desprendimento, leveza, que refresca, alivia a alma. Para quem convive em ambientes tumultuados.
Evitar: Não há contra indicação, em se vestir de branco.
Laranja
Para quem está interessado em ter uma injeção de ânimo (encorajamento). Favorece o alto astral, o divertimento, a conversação, ao convívio social e a coragem. Também é indicada em casos de depressão, baixa estima ou medo.
Evitar: em momentos de tensão e estresse, pessoas com excesso de autoconfiança, e não deve ser utilizada em adornos na cabeça.
Magenta
Para quem deseja melhorar os sentimentos como amor e compaixão, e os relacionamentos. Transmite suavidade, afetuosidade e docilidade. Também expressa (transmite) mensagem sexual, mas mais sutil que com o vermelho.
Evitar: em casos de depressão e desanimo.
Marrom
Para quem deseja melhorar autoconfiança e autoafirmação. Ajuda a desenvolver a praticidade, organização e constância. Transmite firmeza, segurança e maturidade. Ideais para os negócios São excelentes para os negócios, pois facilitam a objetividade.
Evitar: em namoro, momentos de descontração com os amigos, ou momentos de intimidade e afetividade.
PretoPara quem deseja mostrar status, para não errar, para ser chique, para fazer um ar enigmático (mistério). Usada, principalmente por homens de negócios, para mostrarem poder e autoridade e manterem uma certa distancia das outras pessoas. Induz ao isolamento.
Evitar: para casos de depressão, baixa estima, rebeldia extrema e desequilíbrio psicológico. Não é recomendada para comunicação.
Verde
Para quem deseja ser tolerante, equilibrado ou compreensivo. É a cor do equilíbrio, entre o homem e a natureza. É a cor para pessoas que valorizam o certo, o justo (bom senso), segurança, equilíbrio e paz. Além de possuírem uma forte ligação com a natureza. Para casos de nervosismo, agitação e estresse.
Evitar: a cor verde, como é a cor de equilíbrio, não tem contra indicações, mas devem ser evitado por indecisos.
Vermelho
Para quem está interessado em seduzir, arrumar um parceiro (paquera), ter coragem, ser mais vigoroso (até sexualmente), expansivo, ou sair da inercia. É uma cor que atrai olhares, chama atenção. Para pessoas que estão abatidas, cansadas ou com depressão, indispostas, desmotivadas. Se estiver precisando de mais energia para trabalho físico. E se precisar dar uma renovada e melhorar a autoestima e autoconfiança.
Evitar: Em casos de hipertensão, irritabilidade, estressados, ansiosos e agitados em geral.
Violeta
Para quem deseja melhorar autoestima, dignidade. Melhoram  a  concentração, amenizam as preocupações, proporcionam paz. Favorece no posicionamento diante do “outro”. Indicada para dias de decisões importantes, e para momentos em que precisa de inspiração para realizar um determinado trabalho. Quando você tiver necessidade de permanecer em ambiente carregado.
Evitar: em ocasiões alegres, descontraídas e festivas.
Em resumo:
As Cores Quentes: VERMELHA, LARANJA e AMARELA. Elas atuam sobre o corpo, estimulam, recarregam com a energia do sol.
As Cores Frias: AZUL, ÍNDIGO e VIOLETA. Elas atuam sobre a mente, purificam ideias, acalmam o sistema nervoso.
O VERDE apesar de ser uma cor fria, é a cor que equilibra o homem e a natureza.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário