quarta-feira, 11 de abril de 2012

A Psicologia e os Perfumes III!

O Perfume, você e a psicologia
Você pode utilizar um perfume, para estimular uma carência momentânea, ou aflorar e valorizar uma característica que já possua. O que interessa, é que você se sinta bem. Mas, lembre-se, que nem sempre o que é bom para você, será para os outros.
O Poder de Alguns Perfumes
O perfume é mais que um prazer aos sentidos.
Perf. Dolce Vitta
Uma dica: reserve os perfumes mais intensos (densos) para a noite, balada. Para trabalhar prefira fragrâncias mais leves. Então vamos lá:
Amadeirados: sândalo, musgos, cedro, patchouly, cravo da índia, pinho, ervas e cascas de árvores. Podem ser quentes ou profundos e sensuais.

Chypress: a combinação de hesperídios (bergamota), de flores (jasmim, rosa, ylang-ylang) e fundo quente de musgo de carvalho e de âmbar. Sensuais e sofisticadas.
Cítricos: limão, bergamota, menta, mandarina, flor de laranjeira e frutas cítricas em geral. Os cítricos, que contém extratos de cascas são refrescantes, ideais para pessoas de vida ativa e/ou esportistas.
Doces: ylang ylang, bálsamos, âmbar, baunilha (atualmente na moda).
Especiados: são recomendados para pessoas seguras Os atalcados têm um aroma que remete a infância.
Florais: jasmim, flores brancas e leves, lírios, lavandas, alfazema e alecrim. Os florais presentes numa infinidade de fragrâncias são românticos e delicados.
Frutados: podem ser tanto doces, quanto exóticos ou atrevidos.
Orientais: baunilha e âmbar. De aroma doce e exótico.
Sintéticos: com um toque de vanguarda, para as pessoas mais urbanas, com um estilo contemporâneo.
Verdes: têm um aroma inicial que lembra uma folhagem recém-colhida (relva). São frescos, jovens e vivificantes.
Lembrete: guarde seus perfumes corretamente
Fragrâncias, não duram para sempre, pois tendem a evaporar. Se expostas a temperaturas baixas, a solução cristaliza e separa. Se expostas a altas temperaturas, a solução se dissolve. Para garantir a qualidade de seus perfumes, mantenha-os em local escuro e fresco, dentro da caixa (embalagem original), onde a temperatura normalmente esteja entre 13° e 15°C (ideal). Os perfumes duram três anos, em média, a partir da data de fabricação.
O Aroma e o Ambiente
Você pode colocar aroma em sua casa, em seu trabalho, seu carro, enfim, nos “seus espaços”, de várias maneiras. Utilizando-se de difusor aromático, incensos, réchaud, pout-pourris, velas aromáticas, sachês, e até banhos. Você pode usar essências ou óleos essenciais. A essência já vem diluída, e o óleo essencial, tem maior concentração da matéria prima. Os óleos  são obtidos por destilação de flores, plantas e ervas. Atenção: não tente diluir seu óleo essencial, para evitar a perda do produto. O óleo essencial, deve ser usado em gotas, sem diluição.
Algumas  sugestões de óleos e essências:
Incensário - Brasil Esotérico
Alecrim: tônico e estimulante. Revigorante, ótimo para  esgotamento físico e/ou mental. Obs.: Usar somente durante o dia, pois pode tirar o sono. Atua no sistema circulatório, estimula a oxigenação de todo o organismo.
Alfazema: relaxante, antidepressivo. Atua no sistema nervoso, combatendo estresse e tensões nervosas. É sedativo, sonífero e analgésico.
Bergamota: estimulante. Atua no sistema nervoso, e ajuda na recuperação de apatia, e depressão.
Camomila: aquecedor, calmante e sedativo. Atua no sistema nervoso. Promove relaxamento.
Canela: fortificante e restaurador. Atua no sistema nervoso, como estimulante e no sistema circulatório (eleva a pressão sanguínea).
Capim Limão: estimulante. Atua como regulador do sistema nervoso, e sistema circulatório. Ideal para estimular a concentração, a criatividade. Eficiente no combate as tensões.
Cedro: estimulante. Atua no sistema nervoso, na região dos medos. Obs.: utilize este aroma com cuidado, pois em algumas pessoas, ele causa profunda irritabilidade.
Erva-doce: purificadora. Atua no organismo como um todo, purifica, dá sensação de bem estar e fortalece a mente.
Eucalipto: tônico e estimulante. É o desinfetante de ambientes, pois além de purificar, é repelente de insetos e mata fungos e bactérias. Atua no sistema respiratório, sendo descongestionante.
Jasmim: antidepressor e relaxante. Atua nos centro das emoções, sistema nervoso. Ele diminui o estresse e o sofrimento emocional. É calmante e purificador.
Maçã: relaxante. Atua no sistema circulatório, abaixa a pressão sanguínea.
Manjericão: estimulante. É dos aromas que mais atua no ambiente. Ele deixa uma sensação de bem estar, alto-astral, alegra o ambiente. Atua no organismo como um todo.
Ylang-Ylang: estimulante sexual. Atua como afrodisíaco. É o aroma do amor, da intimidade, do prazer a dois.
Lembre-se, ao comprar uma essência ou óleo essencial, procure sempre um de boa procedência.
O Poder da Psicologia com os Aromas
A psicologia utiliza-se desta ferramenta, como meio de evocar memórias e sensações (aflorar). Diz-se que o perfume é capaz de “colocar o cérebro para funcionar”. Além do olfato ser nosso grande guia de sobrevivência. Se nossa memória perceber um “cheiro de perigo”, nosso corpo entra em alerta, assim como um cheiro agradável, nos levará a relaxamento, ou sensação de bem estar.
A prática da aromaterapia é mais uma ferramenta que se pode lançar mão, a fim de se obter o equilíbrio entre corpo e mente.
Spray de Ambiente
Acrescentando aromas a sua rotina diária alcança-se vitalidade e equilíbrio, e até eliminação de toxinas. A nível emocional, eles afloram os sentimentos reprimidos, raiva, ciúme, medo ou ressentimento, e/ou depressão, estimulam mentalmente. Mas fique de olho, pois pesquisas demonstram que excesso de perfume, podem indicar depressão.
A saber
A depressão, é considerada a doença do século XXI. Sua incidência não faz diferenças em camadas sociais, faixa etária, cor ou credo. Tanto, que hoje, encontramos em crianças, adolescentes, e adultos, principalmente em mulheres.
É uma doença do sistema nervoso central que promove alterações psíquicas e físicas, e modifica a percepção da pessoa, como um todo. Neste caso tudo é afetado, a “leitura” do mundo, a realidade, os cuidados consigo mesmo, o trabalho, saúde,  e alimentação. Assim, as flutuações de humor, mudanças no comportamento, sintomas de descontentamento, podem indicar depressão. Obs. Se por algum motivo, considerar que este é o seu caso, ou de alguém próximo, procure ajuda especializada, um médico ou psicólogo.
Até a próxima!

Um comentário:

  1. Muito bom hein!

    Realmente os aromas são um verdadeiro refresco para a nossa alma...

    Abraços;

    Ana - Pacote Fácil

    ResponderExcluir