sexta-feira, 2 de março de 2012

Organize-se com as Crianças!

Organizar brinquedos, roupas, caçados, lancheira, livros, de quem é esta tarefa?
Vamos por etapas:
  • brinquedos – tenha sempre lugares específicos para guarda-los, como por exemplo baús
     ou

    prateleiras. É importante ensinar as crianças, desde pequenas, a brincar e depois guardar os mesmos, até que vire hábito.
  • roupas – depois de lavadas e passadas, deixe que a criança arrume nas gavetas, cabides e prateleiras. Pendure as roupas por cores ou modelos.
    Se não tiver muito espaço,
    faça rolinhos com meias, camisetas e peças que não amassem. Separe também por estações e não esqueça da participação dos pequenos.
  • calçados – o ideal é que fiquem na área de serviço. Nada de chegar em casa e chuta-los para cima. Se você faz isto as crianças irão fazer o mesmo, primeiro por imitação e depois por hábito.
  • lancheira – na cozinha, assim que chegar da rua, institua um local para ser deixada, pode ser na
    bancada ou mesa, e não esqueça de conferi-la e higieniza-la.
  • livros, mochilas, notes, tablets – o ideal  é que tenha um canto para estudos, ou uma escrivaninha. Se não tiver espaço, opte por um armário pequeno, alto, com rodízios para facilitar a remoção no caso de precisar, por exemplo, utilizar a bicama.
  • Cadernos, lápis, réguas, massinhas – é importante encapar os cadernos e livros, com as crianças, para que elas aprendam desde cedo a cuidar de seus pertences. Vale customizar também, e os pequenos adoram. Aproveite, estimule a criatividade. Lápis, borracha e outros podem ser colocados em estojos, em latinhas, em caixinhas, etc. Desta forma estes “acessórios”, ficam organizados e fáceis de encontrar.
Se a criança é ensinada a conservar, organizar e cuidar de suas coisas desde pequena, vai aprender de uma forma simples a dar valor a todas as coisas ao longo de sua vida.
Lembre-se, a criança está pronta para aprender, absorver e imitar você. Seja um verdadeiro exemplo para ela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário