domingo, 4 de março de 2012

Por Dentro da Mesa - Parte I!


A louça    
       A porcelana 



Porcelana é um tipo de cerâmica dura, branca, impermeável e translúcida. Diferente das outras cerâmicas, da faiança e da louça, pela sua vitrificação, transparencia e resistência. A porcelana é basicamente de argila, quartzo, caulim e feldspato.
A porcelana surgiu na China, se desenvolveu na Coréia e no Japão. A Europa neste momento, só copiava a porcelana oriental. Até que se iniciou a produção da porcelana francesa.
Para a criação, são feitos moldes em gesso. O molde é preenchido com a massa diluída (barbotina). Depois de uma breve secagem é retirada a peça do interior do molde.
Algumas destas peças vão ser coladas manualmente (peças ocas) e outras não. Após este processo vem a queima, que dará resistência e porosidade as peças, preparando-as para o verniz. As peças são imersas no verniz, retiradas e levadas a segunda queima.
As peças agora estão prontas brancas ou para decoração com decalques, listel pintura manual, etc. Após a decoração, as peças deverão ser queimadas para fixação desta decoração. Após esta queima, as peças são lixadas e embaladas para serem vendidas. Entre seus produtos, estão travessas e enfeites decorativos.
A Faiança
É uma forma de cerâmica. Sua composição tem quantidade inferior de caulim e leva argila mais plástica. A massa da faiança, é menos pura e mais porosa que a cerâmica original. Seus produtos vão de aparelhos de jantar, chá, canecas e peças decorativas.
No Brasil, séc XX, tivemos uma fábrica, que produziu até 1955, ano que fechou definitivamente.
A cerâmica
É a matéria-prima queimada. Material sólido e inorgânico. A cerâmica é um óxido metálico (feldspato, a sílica e a argila). A cerâmica é classificada de acordo com seu material e técnicas utilizadas. São:
  • terracota - cozida no forno, sem ser vidrada e as vezes pintada.
  • cerâmica vidrada - o azulejo.
  • grés - cerâmica vidrada, as vezes pintada.
  • faiança - louça fina de pasta porosa e em alta temperatura.
  • As cerâmicas ainda se encontram como: cerâmica tradicional (revestimentos, pisos, potes vasos e objetos), e a cerâmica avançada (matéria-prima mais pura -tijolos refratários).
    As peças mais antigas foram encontradas na Tchecoslovaquia a.C.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário