quinta-feira, 22 de março de 2012

A Psicologia, as Cores e as Roupas

As cores afetam direto nossas emoções, mas cada um de nós reage de uma forma peculiar a elas. Algumas cores, nos atraem, outras nos causam até repulsa. A escolha de uma cor, se dá por vários fatores; por seu histórico (vivência), seus desejos, seu posicionamento, meio, enfim, até sua personalidade. Nem sempre você escolhe uma cor, por necessidade, ou porque pode tirar proveito dela. Pode-se, escolhe-la, porque se gosta, pode ser obrigado a usá-la (exemplo: os uniformes de lojas). Então, de uma forma ou de outra, o que fica claro é, que ninguém fica indiferente as cores, pois elas vão influenciar nosso comportamento, bem estar, pois vão do físico ao mental e contém efeitos psicológicos.
Cores Primárias
AMARELO
Energia da cor
Aspectos favoráveis: amarelo, uma cor clara que remete o Sol. É uma cor positiva, luminosa, passa mensagem de realização, sabedoria, alegria e brilho. Clareia as ideias, ajudam a tomada de decisão.
Aspectos menos favoráveis: algumas pessoas se sentem incomodadas ao vestirem amarelo, este “incomodo”, pode ir até depressão. Não é uma cor para união.
Efeito físico
Por ser uma cor estimulante, sua atuação no corpo é exatamente esta. Estimula fígado, vesícula biliar, bile, o trânsito intestinal, o sistema nervoso, e músculos. O sol propriamente dito, é um ótimo tratamento para inflamações. Não é recomendado utilizar em casos de irritabilidade (nervoso), estresse e depressão.
Efeito psicológico
Nas roupas: para pessoas que “amam” poder, liderança, controle e autoridade. Ela atrai otimismo, a luz, e atitudes positivas.

AZUL
Energia da cor
Aspectos favoráveis: azul está ligado a tranquilidade (serenidade), confiança e devoção. Está associado a
beleza, a cura e a paz. A cor da fantasia.
Aspectos menos favoráveis: O aspecto menos positivo é a descrença.
Efeito físico
O azul produz um efeito relaxante e tranquilizador. Oposto ao vermelho, ideal para hipertensos, inflamações e febres. Elimina tensões, estresse. Útil, também para problemas menstruais. A cromoterapia utiliza, principalmente para distúrbios do sono, através de uma lâmpada acesa no quarto durante a noite.
Não é indicada para pessoas com pressão baixa, nem para estados de depressão.
Efeito psicológico
Nas roupas: para pessoas ligadas ao espiritual, a paz, a tranquilidade e até introspecção. Quem a utiliza, leva em conta a lealdade e a honestidade.
VERMELHO
Energia da cor
Aspectos favoráveis: vermelho indica movimento, motivação, atividade, vontade, excitação. Está associado ao “pecado”, ao sexo, a paixão.
Aspectos menos favoráveis: raiva, irá, agressividade e revolta.
Efeito físico
Vermelho, uma cor quente, que estimula a vitalidade e energia no organismo todo, estimula a atividade. Faz a adrenalina circular, ajuda a circulação sanguínea, mas faz aumentar a pressão arterial. Estimula o sistema nervoso, melhora a melancolia e a depressão. Fortifica o corpo.
Não é recomendável em pessoas com febre, hipertensos, inchaços e inflamações.
Efeito psicológico
Nas roupas: indica vigor e querer chamar atenção. O vermelho indica um temperamento positivo, afirmativo e extrovertido, de desejos e vontades firmes. Aversão a essa cor, sugere um indivíduo tímido e provavelmente introspectivo.
Cores Secundárias
LARANJA
Energia da cor
Aspectos favoráveis: laranja é uma cor positiva, vibrante, expansiva, alto astral, nos transmite entusiasmo, alegria. Ela estimula a comunicação, a criatividade e a alegria.
Aspectos menos favoráveis: As vibrações menos positivas do laranja estão ligadas ao descontentamento, melancolia e tristeza.
Efeito físico
Assim como o amarelo, é uma cor estimulante. Ela move a energia do corpo, atuando na circulação sanguínea e inflamações. Boa para distúrbios nos rins, baço, estomago, pâncreas, bexiga e cálculos biliares. Assim como o amarelo, por ser estimulante, não deve ser usada por pessoas estressadas e/ou nervosas.
Efeito psicológico
Nas roupas: revigora, estimula, transmite bem estar. Transmite entusiasmo, positivismo, conversas, risadas e o bom humor. 
VERDE
Energia da cor
Aspectos favoráveis: verde reflete generosidade e cooperação. Amplia a consciência, a compreensão, facilita o raciocínio e a tomada de decisões. Esperança, evolução, renovação e vida, se reflete nesta cor.
Aspectos menos favoráveis: indiferença e insegurança, são algumas dos aspectos menos favoráveis do verde.
Efeito físico
É particularmente benéfico ao sistema nervoso simpático e a cura em geral. Atenua a tensão, podendo reduzir a pressão sanguínea, além ter efeito sedativo e relaxante.
Também utilizado para tratar inflamações. Na cromoterapia é utilizada em situações de trauma, ou medo.
Efeito psicológico
Nas roupas: acalma, traz tranquilidade, equilíbrio e harmonia. Pessoas corretas, justas, amigas da natureza e amantes da paz.

VIOLETA
Energia da cor
Aspectos favoráveis: seu principal aspecto é a nobreza, dignidade integração. É a cor realeza, da visão, da
intuição, dos dons artísticos. Estimula a tolerância e a consideração, a tranquilidade. estão associados à cor violeta..
Aspectos menos favoráveis: falta de persistência, isolamento.
Efeito físico  
Violeta estabiliza as atividades hormonais e/ou glandulares. Na cromoterapia, esta cor é utilizada para distúrbios nervosos, agressividade e irritabilidade na infância.
Efeito psicológico
Nas roupas: Estimula o amor próprio, prosperidade, extravagância e a criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário