domingo, 4 de março de 2012

A Psicologia e as Cores - Parte II!

As cores são divididas em:

Primárias
as primeiras cores.

Azul: cor suave - melhora a concentração, produz calma, tranquilidade e ternura. Produz sensação de leveza, ideal para meditação, acalmar ambiente e trazer paz. É a cor da doçura, da união, da paz de espirito, da sensibilidade. Azul escuro - eternidade e infinito. A cor do confiante, intuitivo e sábio. Azul claro - ao mistico. É a cor do afetuoso, criativo. Deve ser utilizado por ansiosos, agitados (sono), hipertensos, estressados e tensos. Azul índigo - reequilibra as vibrações vitais do corpo físico e mental. Só não deve ser usado em demasia, para não deixar o ambiente "frio".

Vermelho: cor quente - vitalidade e coragem. Estimulante, apaixonante e sensual. Favorece a conquista, a vitória a liderança. Aumenta a pressão arterial. É para os introspectivos, retraídos, mas não deve ser utilizada em excesso, para não causar "incomodo", perturba o sistema nervoso. Não deve ser utilizada por pessoas nervosas.

Amarelo: luz, vida, otimismo e poder. É também considerada a cor da raiva, dos impulsos em geral (atrevimento e euforia). Em contra partida, está associada ao Sol, ativa a mente e clareia as idéias. Sua vibração ajuda as dificuldades de aprendizagem. É anti-depressivo. Variação: Amarelo-ouro - sensação de bem estar. Amarelo-claro - exaltação mental. Amarelo -escuro - deixa uma sensação de incomodo, inquietude.

Secundárias - mistura de duas cores primárias.

Verde: azul+amarelo. É a cor para reposição energética. Boa para quem está com problemas de saúde.

Roxo: azul+vermelho. Poder, espiritualidade e o amor. É a cor do relaxamento, da intuição (sonhos) e dos assuntos religiosos (fé).

Laranja: vermelho+amarelo. Cor alegre, da confiança, estimulante dos diálogos, da afetividade e do apetite. Cor que deixa as pessoas alegres, positivas e sensuais. Laranja claro - conforto, sucesso e perseverança. Laranja escuro - diminui o vigor, deprime. Deve ser usado com cautela próximo as áreas de refeição (salas de jantar, copas,etc.).

Terciárias - mistura de uma cor primária com uma ou duas cores secundárias. São todas as outras cores.

Na parte III - iremos falar das cores neutras, frias,  quentes e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário