quinta-feira, 11 de abril de 2013

Como conservar e guardar bolsas?



Bolsa YSL
Você já procurou alguma bolsa dentro do armário, aquela que combinaria perfeitamente com seu sapato, quando descobriu que ela estava com mofo e amassada?
O que fazer? Para limpá-la é fácil e desamassar, mais fácil ainda.
Algumas pessoas guardam bolsas em “caixinhas” de acetato (plástico duro e transparente), outras guardam em sacos de TNT, outras guardam penduradas, outras ainda em prateleiras e algumas em sacos plásticos. Mas afinal, como se guarda uma bolsa?
Vamos lá:


  • caixinhas de acetato, são ótimas se seu espaço no armário for grande, ou se for para closet, e que tenham boa circulação de ar. Caso contrário, irão deixar sua bolsa mofada, principalmente se forem modelos em couro.
  • sacos de TNT, são ótimos para espaços menores, deixam sua bolsa respirar, mas se seu armário for daqueles em sistemas de “pilhas”, ficarão amassadas.
  • em suportes, cabides, são bons apenas para “escolher (pegar) correndo antes de sair”. Elas ficam amassadas, as vezes uma suja a outra e esta bagunça, não facilita em nada, além de que quem pendura bolsa, deixa normalmente o zíper aberto.
  • em prateleiras, são ótimas para ficarem arrumadas, mas algumas vezes ruins para visualização.
  • em sacos plásticos, não são bons para isto. Elas ficam abafadas e amassadas.
Mas como guardar então?

Bolsa Valentino
Dicas e pulo do gato:
  • tente guardar suas bolsas sempre limpas, não as guarde molhadas, sujas ou com cheiros.
  • se o seu espaço para guardá-las for grande, prefira caixinhas de acetato, coloque saquinhos de sílica (a venda em lojas especificas de bolsas
    Cx. de acetato
    ou malas) e faça pelo menos 6 furos pequenos na sua caixinha(um de cada lado), são suficientes.
  • se seu espaço for pequeno, ou médio, use sacos em TNT, mas escolha saquinhos um numero maior que a bolsa, com cordões ou tiras para fechar. Cuidado com as cores do TNT, se sua bolsa for branca, escolha branco. Se sua bolsa for preta, escolha sacos pretos ou cinzas, pois evita a troca de cores, se por ventura ficar com muita umidade em seu espaço. O segredo aqui é como evitar que amassem, simples: compre um rolo de papel manteiga (a venda em mercados), faça bolas, amassando pedaços, ou apenas amassados e coloque dentro de suas bolsas. Este papel vai mantê-las sempre em ordem e de quebra absorvem umidade. Mas atenção: troque o papel sempre que perceber umidade.
  • Para guardar em prateleiras, a melhor forma é dentro de caixinhas de acetato e em pé. Colocando as mais altas para o fundo e as pequenas na frente.
Obs.: você pode utilizar um saquinho de sílica para cada bolsa. Coloque sempre no meio e não esqueça de trocar, quando sentir que está duro (empedrado) ou úmido.
Obs².: existem alguns tipos de sacos guarda tudo, em TNT, com cordões e visor transparente, ideais para bolsas. Valem a pena!
Porta bolsa TNT - Idealiza
Obs³.: Nunca guarde suas bolsas com zíper aberto, pois da mesma forma que atrai rendimentos, manda-os embora na mesma proporção.
Então vamos limpá-las?
Algumas pessoas indicam utilizar “o rosa”, aquele tira manchas, mas esqueça. Ele resseca a bolsa e começa a fazer “rachaduras”. Sua bolsa vai durar menos tempo, acredite.
  • se sua bolsa for de tecido e se puder (olhe a etiqueta), melhor lavá-la. Mas nada de água quente, para que sua bolsa não vire porta-níquel.
  • se sua bolsa for sintética, ou napa, courino, enfim pode limpá-la com facilidade. Segundo a Cris (especialista em conservar bolsas, sapatos e afins), é só passar uma esponja,
    dupla face (aquelas
    Esponja
    amarela x verde) no lado amarelo, com detergente neutro (melhor Ipê), umas gotinhas e passe levemente na bolsa. Tire o sabão com um paninho branco. Ficam perfeitas. E para limpeza do forro, se estiver com cheiro de guardado, mofo, é só aplicar Sanol em gatilho, aquele do tubo azul, que vem com borrifador (a venda em mercados).
    Sanol
      E problema resolvido. Agora se o forro estiver sujo de algo como chocolate, melhor lavar em lavanderias, pois o forro encolhe, e vira um problema.
  • se sua bolsa for de couro, melhor procurar uma lavanderia, assim mesmo, veja se eles tem experiência, ou pode ficar com sua bolsa manchada.
    Cris - amiga do blog
Obs.: se for limpar sua bolsa, não esqueça de limpar as alças.
Cuide bem de suas bolsas, para atraírem boas energias para suas finanças.
Até a próxima!

15 comentários:

  1. Não entendi como tirar o amassado, pode me explicar por favor!?

    ResponderExcluir
  2. Olá anônimo, tudo bem?

    Para retirar o amassado das bolsas, você tem duas opções. Pode fazer bolas de papel manteiga (como citado no texto acima)e encher sua bolsa com elas, ou comprar aquelas bolas de algodão para retirar maquiagem e colocar dentro de sua bolsa. Mas, as bolas de papel manteiga vão absorver a umidade da bolsa, deixando ela perfeita. Já o algodão não faz isto e dependendo do forro, ainda ficam cheios de pelos. Mas lembre-se, tanto com o papel manteiga, quanto com algodão, deve preencher a bolsa todinha, deixando-a bem cheia, para que fique esticada. Ok? Caso tenha mais dúvidas, é só falar.
    Abraço Mari

    ResponderExcluir
  3. OI ADOREI A DICA. A MINHA PERGUNTA É QUE TENHO UMA BOLSA QUE NUNCA USEI E QD FUI VER AGORA TODO O PLÁSTICO SINTÉTICO ESTÁ SAINDO. COMO EU PODERIA RETIRAR TODO ESSE PLÁSTICO E DEPOIS PINTAR A BOLSA DE NOVO ? OBG. SIMONE SOUZA-RECIFE-PE

    ResponderExcluir
  4. Ola Simone, tudo bem?
    Se a parte sintetica de sua bolsa for o forro, retire-o com estilete delicadamente. Se sua bolsa for de couro, a pintura pode danificar. Neste caso, melhor leva-la a um especialista em couros em sua cidade. Mas vc tambem pode colocar outro forro e encerar toda a parte interna, fica muito bom. Um bom sapateiro neste caso pode lhe ajudar. Se precisar de mais informacoes, estamos a disposicao.
    Um bj Mari

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Olá Mais Seguidores, tudo bem?
      Obrigada, fico contente que gostou!
      Abraço Mari

      Excluir
  6. Como desamassar as alças? Eu vou guarda las no saquinho de tnt cheias de bolinha de papel manteiga é isso? Em couro sintetico eu posso passar oleo de amendoas ou lustra moveis? Grata! Mara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mdemaravilhosa, tudo bem?
      Se as alças forem compridas, passe um pano úmido nas alças e coloque-as penduradas em um cabide não fino. Deixe assim por no máximo três dias. Se as alças forem curtas, umedeça da mesma forma, e encaixe as alças numa bola de papel, ou em uma garrafa pet. Deixe assim por três dias. Para guardar, está correto, bolas de papel e TNT. Não use lustra móveis, ele mancha o couro. Quanto ao óleo de amêndoas, pode colocar uma gota em um paninho e passar, mas não deve ser frequente. Mas se conseguir comprar hidratante específico para couros é melhor. Você pode encontrá-lo em sapatarias, ok?
      Abraços Mari

      Excluir
  7. Como tirar o amassado da bolsa de pelica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tina Romeu, td bem?
      Abra sua bolsa em uma tábua de passar roupa. Pegue um pano seco, que não solte fiapos. Coloque sobre a pelica, Passe um ferro a vapor sobre o pano. O vapor irá umedecer a pelica e o calor vai retirar as marcas. Faça isto na bolsa toda. Depois deixe a bolsa esticada para terminar de secar. Obs. Não borrife muita água quando estiver passando o ferro. E evite fazer este procedimento varias vezes para não rachar a pelica. Vc pode guardá-la esticada e com tecido dentro, para evitar marcas.
      Abraço Mari

      Excluir
  8. Olá compro bolsas por correio e vem amasadas ....principalmente as de verniz...Ademas de deixadas
    Cheias por dias ..o que mas posso fazer? As vezes não resolvem.
    Grata.
    Gislaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gislaine, td bem?
      Vc pode fazer o seguinte: pegue um ferro a vapor e borrife a parte interna da bolsa (tome cuidado para não encostar o ferro na bolsa e não queima-la).
      Depois de borrifá-la faça bolas de papel manteiga e "recheie" sua bolsa. Após 12 horas, troque as bolas do papel. Vá trocando-as até que a parte interior da bolsa esteja totalmente seca.
      Abraço Mari

      Excluir
  9. Como faço pra desamassar bolsas em Jacquard? Mantê-las cheias não adianta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marilia Ribeiro, td bem?
      O que vc pode fazer é passar um pano umedecido na parte interna da bolsa com uma gota de óleo de amendoa puro. Depois, com um ferro de passar morno, passe toda a parte interna da bolsa. Pendure-a num cabide. Deixe assim por 12h. Depois, faça um "recheio" de micro bolinhas de isopor, ou bolinhas de papel manteiga. Guarde-a sempre pendurada.
      Abraço Mari

      Excluir
  10. Olá Chandoka, td bem?
    O que vc pode fazer para tirar o cheiro do forro de sua bolsa, é aplicar Sanol em gatilho, aquele do tubo azul, que vem com borrifador, a venda em supermercados. Na postagem acima, vc verá a foto dele, ok? Siga as instruções de aplicação do fabricante.
    Se tiver mais dúvida pode pergunta.
    Abraço Mari

    ResponderExcluir