sábado, 2 de junho de 2012

Mini Post: Copos de Cristal

Cristais
Por definição, são vidros de alta qualidade, transparência e densidade, obtidos através de adição à massa vítrea (areia – sílica), de óxido de chumbo (necessário ser de 10% à 25%) e outros componentes químicos.

Cristais Blumenau - copo on the rocks
A pureza desta massa vítrea, e do polimento vão gerar transparência, brilho e dispersão da luz. Mas,é a adição de óxido de chumbo e os outros componentes químicos, que lhe darão elevação da densidade, dureza e rigidez, o que irão proporcionar o típico tilintar (barulhinho) nos brindes. São tradicionalmente moldados por sopro, esmerilhadas e polidas a mão, o que elevam seus preços, diante das peças de vidro comum.

Copos de cristais
São utilizados no dia a dia, no lugar das taças, por serem mais fáceis no manuseio. Para quem não quer abrir mão da elegância, mas de maneira mais prática.
Estes copos são divididos em vários modelos, os usuais são: para água, para destilados e soft drink, cervejas e até licores.
Dicas de cuidados com copos de cristais
Copo cristal para água - Blumenau

Os cristais, mais porosos que os vidros comuns, acabam absorvendo os odores e gosto dos materiais para limpeza (sabão, detergente, pano e esponja). Por isto, o melhor é evitar lavá-los com esponja comum (aquelas com os lados verde e amarelo), pois além de deixar resíduos, podem deixar gordura do resto da louça. Tente utilizar detergente neutro ou de coco, mas nunca coloque o detergente direto nos copos, para evitar o cheiro e manchas. O segredo é enxaguar muito bem.
Os copos devem ser dispostos de cabeça para baixo, assim como as taças, para escorrerem. Depois é só passar pano (sem pelos) ou papel toalha, para terminar a secagem.
Dicas de Conservação
Copo de cristal para limonada - Blumenau


  • Nunca deixe seus copos e taças para serem lavados no dia seguinte a um jantar, eles ficarão com odores, correm o risco de quebrar (rolando na pia), além de ser anti-
    higiênico.
    Copo de cristal para vodca
  • Nunca coloque as copos ou taças de cristais em lava louça, o sabão e o calor irão quebrá-las.
  • Nunca use esponjas abrasivas (comuns), elas irão arranhá-las. Melhor lavá-las com as mãos. Em caso de mulheres, cuidado com os anéis, podem arranhá-los ou quebrá-los.
  • O melhor modelo de esponja para cristais, são os modelos, encontrados nos mercados, com poros bem grandes, parecem uma espuma plástica.
  • Se seus copos estiverem com resíduos ou odores de alguma bebida, pode adicionar uma pitada de bicarbonato de sódio na hora da lavagem.
  • Para dar brilho, papel toalha com álcool.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário