terça-feira, 19 de junho de 2012

Com Que Roupa, Eu Vou… Para Mulheres

Com a moda mais “flexível”, ou menos rigorosa, pode-se dizer que dá pra se usar quase tudo, mas cuidado com exageros e principalmente com “modelitos” ousados, para ocasiões formais. Mas o que vestir em um evento?
Lembre-se:
Colar Luno - H.Stern
“Elegância é a arte de se fazer notado, sem querer aparecer”.
Consideramos eventos formais - aqueles que têm um cerimonial (significado religioso), ou contam com convidados ilustres, onde existe formalidade. Por exemplo: casamentos, formaturas, batizados, inaugurações, recepções à homenageados, eventos beneficentes e todo o tipo de evento empresarial.

Consideramos eventos informais - aqueles que reúnem pessoas mais íntimas. Por exemplo: celebração, como aniversários, reuniões familiares e de amigos.

Vamos as dicas:
  1. A principal regra, que se aplica a todo e qualquer tipo de evento: Seja pontual, e acerte no traje.
  2. Normalmente, quando se recebe um convite formal, o tipo de traje vem indicado. Alguns eventos determinam o estilo esperado (determinado).
  3. Alguns trajes seguem padrões (etiqueta).
  4. Alguns acessórios entram e saem da moda, num piscar de olhos, cuidado com eles.
Mulheres
Vestido Narciso Rodrigues (seda)


  1. Traje esporte: é o menos formal , usado em eventos pela manhã ou tarde. Por exemplo: almoços informais, lanches da tarde, churrascos, eventos em clubes, etc. O que usar? Calça comprida, pantalonas, conjuntos de saia e blusa, a bolsa pode ser média. Pode-se usar vestidos longos, mas não de festa, com tecidos sofisticados ou bordados. Melhor optar por vestidos curtos ou longos leves. Hoje em dia pode-se colocar jeans. O ideal são sapatos baixos para eventos ao ar livre, ou dependendo do estilo pessoal, sandálias ou sapatos de salto alto, desde que seja salto grosso.
    Longo leve CLU
  2. Traje de passeio ou esporte fino: pode ser usado em eventos a qualquer horário. O que fará diferença será o tipo e a formalidade do evento. Ideal para ser utilizado em almoços em locais mais requintados, jantares íntimos, cinema ou teatro (exceção para óperas), e também para festas informais (chás de panela ou fralda e aniversários). O que usar? O horário irá determinar o tipo de acessórios e maquiagem. Nos eventos após às 18h., o traje ideal tailleur de calça ou saia, vestidos longuetes de tecidos intermediários. Brilho, somente se for muito discreto (para eventos noturnos). Sapatos de salto médio, a bolsa pode ser pequena.
    Valentino
  3. Traje social ou para recepções: indicado para eventos noturnos (após às 18h), formais como casamentos, formaturas, coquetéis, inaugurações, vernissages, etc. O que usar? Vestidos e tailleurs mas, em tecidos mais finos (crepe, tafetá, organza, jersei e veludos). Brocados, fivelas
    Anel Luna - H.Stern
    e pedrarias, são bem vindas.

  4. Traje Habillé/Black tie: o termo Habillé é utilizado para os trajes femininos, e Black-tie, para trajes masculinos.  Indicado para eventos formais e glamorosos, em clubes, espaços de eventos badalados (sempre noturnos), com início por volta das 20h ou mais tarde. Incluem-se nessa lista, além dos casamentos e bailes de formatura, jantares formais ou oficiais e solenidade. O que usar? Vestidos longos sofisticados e elegantes (até alguma transparência). Podem ser usados bordados, rendas, brocados e pedrarias, são bem vindos.
    Usa-se bolsas pequenas (preferencialmente bolsa-carteira), saltos altos e finos e meias finas.
    YSL - carteira
    Os cabelos devem estar preferencialmente presos com penteados, que deixam a mulher com ar mais requintado. Os sapatos fechados também são mais finos do que sandálias.
    Sandália Jimmy Choo
      
    Sapato - Christian Lauboutin

  5. Traje de gala ou a rigor: Indicado para eventos muito formais, como recepções de gala, eventos beneficentes da alta sociedade. O que usar? Deve-se primar pela elegância, (utilizando-se o mesmo tipo de roupas indicadas para o Habillé), vestidos longos (bem abaixo do tornozelo), dependendo da necessidade, pode ter pequena cauda, ou não. Esse tipo de traje permite decotes e fendas mais pronunciados. Obs. o vestido tem que ser inteiro e não em duas peças, como saia e blusa.
    Vestido Gucci
De bem com seu visual
  • Tire proveito de roupas retas, nem muito largas, nem muito justas. As roupas muito coladas, podem passar uma aparência “vulgar” em algumas ocasiões e o corpo da mulher tem que estar impecável, para o visual ficar bonito.
  • As roupas lisas, combinam mais facilmente, que as outras, mas se preferir estampas, deixe uma peça lisa, que suaviza o todo. Evite estampa grande próximo do rosto e pescoço, para não parecer que está com pescoço mais grosso e rosto mais redondo.
  • Abuse dos tons pastéis.
  • O grande segredo é equilíbrio e bom senso.
  • O preto é sempre bem chique, assim como branco e bege. Mas em algumas ocasiões é necessário atenção.
  • Vestidos curtos ou longuetes (na altura da canela), podem ser usados em eventos que iniciem até às 18h, ou por meninas e adolescentes, em qualquer horário.
  • Para eventos noturnos, mulheres o mais indicado é o vestido longo.
  • Em casamentos, vestido branco é exclusividade da noiva. Se você for convidada pode optar por tons mais claros ou pasteis, mas branco, nunca.
    Vivianne Westwood
  • Madrinhas não devem usar preto nem vestidos estampados (vestido estampado é menos formal que o liso), e como madrinha é uma convidada de destaque, deve estar vestida formalmente. A noiva pode estipular a cor dos vestidos das madrinhas, também.
  • Sapatos: nas cores básicas (preto, marrom, azul-marinho e bege), são imprescindíveis e com variações de saltos e estilos.
    Sapato Christian Lauboutin
  • Acessórios como bolsas e sapatos na cor branca não são elegantes (a não ser para noivas). Ao combinar cores diferentes, não misture mais do que 3 tons.
  • Regra básica: quanto mais tarde (horário), mais formal é o evento, e mais formal deverá ser o traje.
  • Quanto às cores, o preto é a cor preferida por muitas mulheres por alongar a silhueta e ser muito elegante, além de versátil. Além disso, casa facilmente com diversas cores de acessórios. O cinza e suas variações, são ótimos, combinam muito bem e também são elegantes. Essas cores podem usadas tanto para o dia
    quanto para a noite, observando-se sempre o tecido e o modelo apropriado para cada ocasião. Já o marrom é uma cor pouco prática e não é considerada apropriada para a noite, assim como o bege. O azul marinho é uma cor clássica, porém é mais apropriada para eventos de negócios. A cor branca também é básica, porém a combinação com outras cores pode ser perigosa pelo contraste.
Até a próxima, e arrase!

Nenhum comentário:

Postar um comentário