Lembre-se:
Colar Luno - H.Stern |
Consideramos eventos formais - aqueles que têm um cerimonial (significado religioso), ou contam com convidados ilustres, onde existe formalidade. Por exemplo: casamentos, formaturas, batizados, inaugurações, recepções à homenageados, eventos beneficentes e todo o tipo de evento empresarial.
Consideramos eventos informais - aqueles que reúnem pessoas mais íntimas. Por exemplo: celebração, como aniversários, reuniões familiares e de amigos.
Vamos as dicas:
- A principal regra, que se aplica a todo e qualquer tipo de evento: Seja pontual, e acerte no traje.
- Normalmente, quando se recebe um convite formal, o tipo de traje vem indicado. Alguns eventos determinam o estilo esperado (determinado).
- Alguns trajes seguem padrões (etiqueta).
- Alguns acessórios entram e saem da moda, num piscar de olhos, cuidado com eles.
Vestido Narciso Rodrigues (seda) |
- Traje esporte: é o menos formal , usado em eventos pela manhã ou tarde. Por exemplo: almoços informais, lanches da tarde, churrascos, eventos em clubes, etc. O que usar? Calça comprida, pantalonas, conjuntos de saia e blusa, a bolsa pode ser média. Pode-se usar vestidos longos, mas não de festa, com tecidos sofisticados ou bordados. Melhor optar por vestidos curtos ou longos leves. Hoje em dia pode-se colocar jeans. O ideal são sapatos baixos para eventos ao ar livre, ou dependendo do estilo pessoal, sandálias ou sapatos de salto alto, desde que seja salto grosso.
Longo leve CLU - Traje de passeio ou esporte fino: pode ser usado em eventos a qualquer horário. O que fará diferença será o tipo e a formalidade do evento. Ideal para ser utilizado em almoços em locais mais requintados, jantares íntimos, cinema ou teatro (exceção para óperas), e também para festas informais (chás de panela ou fralda e aniversários). O que usar? O horário irá determinar o tipo de acessórios e maquiagem. Nos eventos após às 18h., o traje ideal tailleur de calça ou saia, vestidos longuetes de tecidos intermediários. Brilho, somente se for muito discreto (para eventos noturnos). Sapatos de salto médio, a bolsa pode ser pequena.
Valentino - Traje social ou para recepções: indicado para eventos noturnos (após às 18h), formais como casamentos, formaturas, coquetéis, inaugurações, vernissages, etc. O que usar? Vestidos e tailleurs mas, em tecidos mais finos (crepe, tafetá, organza, jersei e veludos). Brocados, fivelas
Anel Luna - H.Stern - Traje Habillé/Black tie: o termo Habillé é utilizado para os trajes femininos, e Black-tie, para trajes masculinos. Indicado para eventos formais e glamorosos, em clubes, espaços de eventos badalados (sempre noturnos), com início por volta das 20h ou mais tarde. Incluem-se nessa lista, além dos casamentos e bailes de formatura, jantares formais ou oficiais e solenidade. O que usar? Vestidos longos sofisticados e elegantes (até alguma transparência). Podem ser usados bordados, rendas, brocados e pedrarias, são bem vindos.
Usa-se bolsas pequenas (preferencialmente bolsa-carteira), saltos altos e finos e meias finas.YSL - carteira Sandália Jimmy Choo Sapato - Christian Lauboutin - Traje de gala ou a rigor: Indicado para eventos muito formais, como recepções de gala, eventos beneficentes da alta sociedade. O que usar? Deve-se primar pela elegância, (utilizando-se o mesmo tipo de roupas indicadas para o Habillé), vestidos longos (bem abaixo do tornozelo), dependendo da necessidade, pode ter pequena cauda, ou não. Esse tipo de traje permite decotes e fendas mais pronunciados. Obs. o vestido tem que ser inteiro e não em duas peças, como saia e blusa.
Vestido Gucci
- Tire proveito de roupas retas, nem muito largas, nem muito justas. As roupas muito coladas, podem passar uma aparência “vulgar” em algumas ocasiões e o corpo da mulher tem que estar impecável, para o visual ficar bonito.
- As roupas lisas, combinam mais facilmente, que as outras, mas se preferir estampas, deixe uma peça lisa, que suaviza o todo. Evite estampa grande próximo do rosto e pescoço, para não parecer que está com pescoço mais grosso e rosto mais redondo.
- Abuse dos tons pastéis.
- O grande segredo é equilíbrio e bom senso.
- O preto é sempre bem chique, assim como branco e bege. Mas em algumas ocasiões é necessário atenção.
- Vestidos curtos ou longuetes (na altura da canela), podem ser usados em eventos que iniciem até às 18h, ou por meninas e adolescentes, em qualquer horário.
- Para eventos noturnos, mulheres o mais indicado é o vestido longo.
- Em casamentos, vestido branco é exclusividade da noiva. Se você for convidada pode optar por tons mais claros ou pasteis, mas branco, nunca.
Vivianne Westwood - Madrinhas não devem usar preto nem vestidos estampados (vestido estampado é menos formal que o liso), e como madrinha é uma convidada de destaque, deve estar vestida formalmente. A noiva pode estipular a cor dos vestidos das madrinhas, também.
- Sapatos: nas cores básicas (preto, marrom, azul-marinho e bege), são imprescindíveis e com variações de saltos e estilos.
Sapato Christian Lauboutin - Acessórios como bolsas e sapatos na cor branca não são elegantes (a não ser para noivas). Ao combinar cores diferentes, não misture mais do que 3 tons.
- Regra básica: quanto mais tarde (horário), mais formal é o evento, e mais formal deverá ser o traje.
- Quanto às cores, o preto é a cor preferida por muitas mulheres por alongar a silhueta e ser muito elegante, além de versátil. Além disso, casa facilmente com diversas cores de acessórios. O cinza e suas variações, são ótimos, combinam muito bem e também são elegantes. Essas cores podem usadas tanto para o dia
quanto para a noite, observando-se sempre o tecido e o modelo apropriado para cada ocasião. Já o marrom é uma cor pouco prática e não é considerada apropriada para a noite, assim como o bege. O azul marinho é uma cor clássica, porém é mais apropriada para eventos de negócios. A cor branca também é básica, porém a combinação com outras cores pode ser perigosa pelo contraste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário