sábado, 2 de junho de 2012

Mini Post – Dicas: organizar e conservar os sapatos

Respondendo a perguntas:
Não é imprescindível ter uma sapateira, mas sim, ter algum lugar separado para colocá-los. Eles não devem ficar dentro de armários, próximos a roupas, objetos pessoais e íntimos.
Algumas dicas para organizá-los:
  • Veja em que condições estão todos pares de seus sapatos. Separe também os que estão em situação ruim, ou que não gosta mais.
  • Agora, limpe-os com pano úmido. Lembre-se sempre de dentro para sola (lado mais sujo). Depois descarte o pano.
  • Se não tiver com sapateira, pode utilizar caixas
    especiais para sapatos (em vários tamanhos, para sapatilhas, rasteirinhas, modelos com salto alto e até botas de cano alto.). Normalmente, são transparentes (o que facilita a identificação) e com ventilação.

Se não tiver espaço para caixas organizadoras, pode utilizar modelos como sapateiras horizontais ou aquelas que são penduráveis em cabides.
  • Agora é só arrumar em seu armário, prateleira, ou aquele cantinho especial.
    Tente seguir o mesmo modelo de caixa (para ficar harmônico), coloque os sapatos sempre de frente para você(facilita na hora da escolha) e principalmente, arrume por frequência e temas. Por exemplo: se tiver espaço, faça três pilhas, a 1ª- trabalho, a 2ª sociais (para saídas, baladas, etc.) e 3ª os modelos que podem ser utilizados em qualquer ocasião. E não esqueça, nas trocas de estação, principalmente outono-verão ou inverno-primavera, dar aquela remanejada nas caixas, para facilitar a escolha. Aproveite este dia e verifique as condições dos pares.
  • Dica para viagem: nunca leve seus sapatos junto a roupas, ou soltos dentro da mala.
    Existem uma série de modelos de sacos para viagem, onde eles permanecem longe de suas roupas, sem sujá-las, ou contaminá-las.
Dicas para conservá-los:
  • Dê atenção especial a botas, principalmente as de cano alto (as com zíper, são mais fáceis de limpar e arejar) e aos pares de salto alto. Os saltos precisam estar sempre “direitos”, pois ficam a mostra.
  • Tente colocar seus sapatos, após a utilização, sempre para arejar. Nunca os guarde molhados, úmidos, para que não haja proliferação de fungos e bactérias.
  • Utilize sempre que possível sprays para desinfecção e odores (disponíveis em mercados e farmácias).
  • Evite utilizar o mesmo sapato por vários dias consecutivos, a não ser que seja uniforme, pois a umidade dos pés e sapatos poderá lhe render odores ou micoses.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário