quinta-feira, 28 de junho de 2012

Com Que Roupa Eu Vou … Para Homens

A moda masculina, hoje em dia muito mais colorida, não abre mão dos clássicos.
Mas o que vestir em um evento? Como estar sempre com o traje certo? Meia e calça, combinam? Sapato e calça, combinam?  A roupa deve ser despojada, elegante e confortável.
“Elegância é a arte de se fazer notado, sem querer aparecer”.
Consideramos eventos formais -  aqueles que têm um cerimonial (significado religioso), ou contam com convidados ilustres, onde existe formalidade. Por exemplo: casamentos, formaturas, batizados, inaugurações, recepções à homenageados, eventos beneficentes e todo o tipo de evento empresarial.

Consideramos eventos informais - aqueles que reúnem pessoas mais íntimas. Por exemplo: celebração, como aniversários, reuniões familiares e de amigos.
Vamos as dicas:
  1. A principal regra, que se aplica a todo e qualquer tipo de evento: Seja pontual, e acerte no traje.
  2. Normalmente, quando se recebe um convite formal, o tipo de traje vem indicado. Alguns eventos determinam o estilo esperado (determinado).
  3. Alguns trajes seguem padrões (etiqueta).
Homens 

  1. Traje esporte: é o menos formal , usado em eventos pela manhã ou tarde. Por exemplo: almoços informais, lanches da tarde, churrascos, eventos em clubes, etc. O que usar? Camisas de manga curta, camisas polo, camisas de manga comprida sem gravata, calça jeans, no frio pode ter suéter de malha, ou jaqueta de couro. Os sapatos não devem ser os sociais, pode-se usar mocassins ou sapatênis. O tênis pode ser utilizado ser for algum evento com esporte. 
    Calça Jeans M.Officer
    Sapatênis
     
  2. Traje de passeio ou esporte fino: pode ser usado em eventos a qualquer horário. O que fará diferença será o tipo e a formalidade do evento. Ideal para ser utilizado em almoços em locais mais requintados, jantares íntimos, cinema ou teatro (exceção para óperas), e também para festas informais (aniversários). O que usar? Se o evento for antes das 18h, pode usar calça esportiva em cores claras (bege, cinza, azul claro, entre outras), e blazer escuro. Mas após as dezoito horas, a noite, só tons escuros (preto, azul marinho, grafite, entre outros). Obs. o grafite, é uma cor que pode ser usada a qualquer hora. A gravata deve ser usada se o evento for depois das 18h.
    Terno Fórum
  3. Traje passeio completo ou social : utilizado somente
    para traje masculino, designa o uso obrigatório de
    gravata. É indicado para eventos noturnos (após às 18h)
    formais como casamentos, formaturas, coquetéis,
    inaugurações, vernissages, etc. O que usar?  Terno de padrão único, escuro (o terno claro deve ser para uso nos eventos diurnos), camisa branca (ou azul muito clara) e gravata (discreta). O sapato deve ser social, com as meias combinando com a cor da calça.
    Sapato Lourenço havana
  4. Traje Black tie: Black-tie (traduzindo, gravata preta), termo para trajes masculinos. Indicado para eventos formais e glamorosos, em clubes, espaços de eventos badalados (sempre noturnos), com início por volta das 20h ou mais tarde. Incluem-se nessa lista, além dos casamentos e bailes de formatura, jantares formais ou oficiais e solenidade. O que usar? Smoking ou tuxedo. Em caso de regiões de muito calor, ou eventos ao ar livre, pode-se utilizar o summer. A faixa da cintura e gravata
    Calça social
    devem ser pretas.
  5. Traje de gala ou a rigor: Indicado para eventos muito formais, como recepções de gala, eventos beneficentes da alta sociedade. O que usar? Fraque em eventos realizados no final da tarde e casaca para eventos noturnos. O fraque é comumente usado por noivos ou padrinhos de casamento.
    Ele é composto por calça listada, colete (que pode ser preto ou cinza) e paletó da mesma cor do colete. O paletó tem uma espécie de cauda na parte de trás (chamada de aba), que vai até a altura dos joelhos e é bipartida. Existe também o meio fraque que é uma variação desse traje, em que a cauda é mais curta. A gravata é diferenciada e o paletó tem somente 1 botão. A casaca tem a mesma estrutura, de calça e colete. O paletó também tem a cauda bipartida. Usa-se gravata borboleta branca e camisa de colarinho alto com as pontas viradas. Também pode ser utilizado o smoking, e para os mais antigos, casaca.
    Fraque
De bem com seu visual
  • Blazer: uma peça unissex, confortável e versátil. De origem monárquica, Inglaterra, por volta de 1819 –1901, tornou-se aceito pela rainha como uniforme de sua fragata. Pode ser utilizado para compor uma variedade de looks, dando um ar de sofisticação. Não deve ficar restrito à ambiente de trabalho. Com vários modelos, cores, cortes e tamanhos, se adequam a qualquer ocasião e estilos. Para ocasiões formais o mais indicado: corte reto e cores tradicionais, preto ou marrom. Para ocasiões informais, o mais indicado são os despojados e coloridos. É um curinga no armário, mais informal do que o paletó.
  • Cintos: sapatos sociais, pedem cintos do mesmo material e cores. Já em ocasiões Informais, ou casuais, com tênis, botas ou dock siders, podem ser usados com calça jeans e pedem cintos de
    Cinto esporte
    materiais variados e até rústicos. A dica aqui, é cinto e sapato combinando, apenas para casuais, pode utilizar outros modelos. As fivelas dos cintos a grande dica: quanto mais social, menor a fivela. Quanto mais informal, maior a fivela.
    Gravata cinza - Gravatas Brasil
  • Gravatas: de dia – podem ser estampadas, coloridas, xadrez, e até listradas. De noite – precisam ser mais discretas e sóbrias, com estampas pequenas e cores mais escuras. A largura é variável, conforme a moda. A altura é tradicional: sempre com a pontinha tocando a fivela do cinto.
  • Gravata Borboleta: usada com ternos ou smoking. Seu nome foi dado por levar a forma de laço e parecer a uma mariposa sobre os colarinhos (são do séc. XVII – Croácia). Geralmente são de seda, poliéster e/ou algodão, mas também em outros tecidos, e até como em joias com brilhantes cravejados. Atualmente, com algumas variações de estilo, encontramos em outros modelos, mas sempre usadas da forma tradicional. Outros modelos estilizados, que ficam a critério de um look diferenciado.
  • Meias: para praticar esporte, meias de algodão (evitam suor durante exercícios). A branca é a mais indicada, pois passa sensação de leveza. Para ternos, modelos com seda, ideais com o uso de sapatos e roupas mais pesadas. Especialistas em moda dizem que “a meia acaba sendo uma continuação da calça”, mas vale dizer que para trajes informais elas podem combinar com os sapatos para realçar os tornozelos.
    Meia Lupo Sportwear
  • Meio-fraque: é idêntico ao fraque, exceto pelo paletó que possui o corte de ternos normais.
  • Sapatos: preto e marrom são ideais. Sapato branco, só em caso de uniformes, noivos ou traje específico (fantasia ou profissão).
    Até a próxima e bom evento!


Nenhum comentário:

Postar um comentário