Algumas regras para envio de e-mail empresarial (corporativo):
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- Seja objetivo (conciso), vá direto ao ponto. Evite dar “volta” no assunto. E evite sentenças longas.
- Preste bem atenção para não fazer um texto muito curto (conciso) e deixar informações essenciais de fora.
- Utilize gramática correta. Evite abreviações e desenhos (emoticons).
- Evite utilizar modelo padrão para todos os e-mails que envia. Personalize de acordo com cada um.
- Pode utilizar templates para respostas frequentes.
- Só anexe arquivos se realmente for necessário, ou se estiver combinado.
- Utilize modelo correto (apropriado) estilo, layout e formatação (estruturação).
- Evite utilizar termos como Importante, Urgente, Máxima Urgência, a toa. Só utilize se realmente for necessário, ou pode correr o risco de ficar desacreditado.
- Não coloque o texto todo em “caixa alta”. Fica agressivo e incomoda quem recebe.
- Você pode responder no próprio e-mail recebido para que o histórico fique anexo, e a pessoa se lembre, do teor das conversas anteriores, mas não exagere.
- No item assunto ou subject de uma mensagem, é essencial para alguém que recebe muitos e-mails, decidir se vai ou não ler sua mensagem. Seja objetivo, claro e evite títulos vagos ou dúbios.
- Tenha por hábito ler os e-mails que escreve, antes de enviá-los. Também pode aplicar o corretor (ABC). Lembre-se que seu texto tem que ter sentido, e começo, meio e fim.
- Confira sempre o destinatário da mensagem. Isso evita enviar correspondência à pessoa errada.
- Não copie mensagens, anexos ou imagens, sem permissão.
- Não use e abuse do modo “responder a todos”, passa um certo descaso às pessoas. Mas, deixar de responder um e-mail é falta de cortesia.
- Evite armazenar mais de 150 e-mails. Seu computador ou terminal profissional não é arquivo morto.
- Não discuta assuntos confidenciais, ou sigilosos, por e-mail.
- Pode utilizar algum aviso legal ao fim dos e-mails (disclaimer).
- Utilize sempre ao final identificação (assinatura com nome) e local (telefone/fax são suficientes) para ser localizado.
- Seja sempre educado, simpático e cortes. Lembre-se que nos dias atuais, muitos negócios são feitos ou desfeitos por e-mails.
- Não diga por e-mail, o que você não diria pessoalmente.
- De nada adianta passar uma boa imagem pessoalmente e agir de forma totalmente contrária na internet. Um marketing pessoal deve ser praticado tanto dentro, quanto fora da rede.
Bons negócios e até a próxima!
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