quarta-feira, 21 de março de 2012

A Psicologia e os Perfumes!

A pedidos, vamos falar sobre os perfumes.
Um pouco da história
A palavra perfume, vem do latim per fumun ou pro fumun, e significa “através da fumaça”. Mas sua história pode ter começado, na mesopotâmia, ou até antes disso. Os primeiros registros de que se tem notícia, são de incensos, que podemos considerar, como inicio de tudo. A fumaça do que poderia se chamar de incenso, era utilizada para contato com os deuses, e oferendas. Nessa fumaça quente, começavam a colocar as cascas de árvores, as folhas de plantas, e assim, aromatizaram a eles mesmos e os espaços, ambientes.

Já na antiguidade, sabe-se que eram utilizados por Alexandre o grande, Cleópatra, alguns artifícios que eram trazidos do oriente, para perfumar o corpo. As plantas aromáticas da época eram principalmente o sândalo, o patchuli e o vetiver. Acrescentados a alguns óleos, davam inicio aos perfumes, propriamente ditos.
Mas foi na época do império romano, que foi amplamente difundido. Em casas de banho, para a sociedade romana, eram utilizados óleos perfumados e essências.
Após a decadência do império romano, as próximas noticias que se tem sobre os perfumes, já denotam os idos do século XVIII, com a água de colônia introduzida por italianos.
Mas foi, já no século XIX, que a perfumaria deu seu grande salto. Aqui, foi introduzido o laboratório, com produção química, sem depender da colheita de folhas e uma pequena produção.
No século XX, chega o Chanel nº5 com uma fragrância sintética, que revoluciona o mercado.
Os grandes grupos olfativos
A primeira família olfativa só levava em conta os perfumes femininos, e era dividida em cinco grupos que provinham direto da natureza: Florale, Chypre, Fougère, Ambrée e Cuir. Hoje, a nova classificação conta com sete principais famílias e 46 subfamílias e não existe divisão entre masculino e feminino.
As sete principais famílias são, utilizando a nomenclatura original francesa, Hespéridée, Florale, Fougère, Chypre, Boisée, Ambrée e Cuir.
Hespéridée ou Cítrico
Águas de Colônia (Eaux de Cologne) ou ainda, Águas de Cheiro (Eaux de Senteur), hoje conhecidos como colônias e aguas frescas. São composições leves, pouco perfumantes (não permanecem a longo prazo na pele), frescas e podem ser usadas por homens, mulheres, crianças e bebês. Suas subfamílias são cítrico-amadeirado, cítrico aromático,etc. Também chamados de frutados. Passam sensação refrescante ao fundo. Ideal para o verão e/ou esportivos.
Alguns famosos: Cacharel pour homme (Cacharel); Eau de Dali (Salvador Dali); Ô de Lancôme (Lancôme); CK One (Calvin Klein), entre outros.
Fougère
São perfumes principalmente masculinos, com notas de lavanda e patchuli, principalmente. Tem o toque amadeirado. São contrastantes, leves e quentes.
Alguns famosos: English Lavander; The dreamer (Versace); Polo Sport Extrème (Ralph Lauren), entre outros.
Florale ou Floral
  
Seus buques florais, fazem desta família, quase que exclusivamente feminina. Com materia prima natural, soliflor (única flor) ou em buques (varias). São delicados, sutis,  discretos e românticos. Podem ser adocicados.
Alguns famosos: Chanel n°5 (Chanel); Diorissimo (Christian Dior); L’air du temps (Nina Ricci); Joy (Patou); Trésor (Lancône), entre outros.
Chypre ou Chipre
Das famílias de perfumes, estes devem ser os mais sofisticados(clássicos). Em sua maioria são para o público feminino.
Alguns famosos: Yvresse (Yves Saint Laurent);Femme (Rochas); Dali pour homme (Salvador Dali); Cabochard (Grès), entre outros.
Boisée ou Amadeirada   
Esta é uma família de notas quentes e marcantes. Em sua maioria são perfumes masculinos. Suas matérias-primas são muito caras.
Devem ser usados principalmente a noite e em dias de pouco calor.
Alguns famosos: Bulgari for Men; Cerruti for Men; Farhenheit (Yves Saint-Laurent); Gentleman (Givenchy); Polo (Ralph Lauren);  Vetiver (Guerlain), entre outros.
Ambrée ou Oriental
Perfumes com notas suaves e aveludadas, com baunilha, notas animais, entre outros. As matérias-primas que dão esse substância sólida, parda, de cheiro almiscarado, é proveniente do intestino do cachalote (castor). Hoje, não é mais utilizado, esta matéria prima. Apresentam longa duração, fixam melhor na pele. Pode ser utilizado por ambos os sexos. São sofisticados e sensuais.
Alguns famosos: Just Me (Montana); Poème (Lancôme); Le Mâle (Jean-Paul Gaultier); Jungle Eléphant (Kenzo), entre outros.
Cuir ou Couro A menos importante das famílias olfativas, com somente três subfamílias. Se diferencia por notas secas e muito secas, as vezes, para reproduzir um odor de couro. São encontrados, principalmente em perfumes masculinos.
Alguns famosos: Cabochard (Grès) –feminino; Aramis (Aramis) – masculino, entre outros.
Aldeídos
Perfumes sintéticos, cujas fragrâncias são criadas em laboratório. O citral, por exemplo, um dos componentes mais comuns em perfumes com toques cítricos, é na verdade uma mistura de dois aldeídos.
Alguns famosos: Chanel nº5 (Chanel).
Na parte II continuaremos com o tema.

2 comentários:

  1. Muito interessante! Abraços, Maria Marta

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Marta,
    tudo bem?

    Que bom que achou interessante. Ficamos contentes.
    Estamos a disposição.
    Abraços Mari

    ResponderExcluir