terça-feira, 29 de maio de 2012

Os Talheres

Por volta de 3.000 a.C. o homem passou a fabricar utensílios em bronze, para facilitar a preparação de seus alimentos. Mas, só  depois os romanos desenvolveriam uma lâmina de aço (espécie de faca). Facas e colheres eram utilizadas apenas no preparo, de modo algum poderiam ser utilizados para ingeri-los. Os alimentos eram dádivas e deveriam ser tocados pelas mãos. Algum tempo se passou, até que os talheres, fossem aceitos à mesa.
Faqueiro completo

Por volta de 1530, Caterina de Médici, futura rainha da França, levou ao país seu enxoval com garfo, faca e colher.
Anos depois, Luís XIV instituiu uso de talheres em seus banquetes. Mas, somente no século XIX, os talheres deixaram a nobreza e se difundiram.
O uso correto dos talheres, virou regra de etiqueta, educação e bons modos, e não pode ser deixado de lado.
Os talheres podem variar nos estilos e materiais, mas as peças e utilização, são as mesmas. Com vários modelos disponíveis, se enquadram em qualquer mesa. 

Os modelos mais simples e mais comuns, são de aço inox (mais resistente a corrosão e acidez), aços x cromo-níquel também são utilizados, assim como prata, banhados em prata, ouro ou apenas possuírem cabos de material diferente (não metálico), como madeira ou polipropileno (plástico).
Faqueiro de uso diário

Os faqueiros mais simples não utilizam alguns tamanhos de colheres, garfos e facas, como forma de baratear seu preço. Mas afinal, que talheres vão num faqueiro? Precisamos de tudo? Neste caso, depende.
Faqueiro de uso diário
Os talheres para dia a dia são mais simples, básicos. Mas, se você tem hábito de ter  a casa cheia (receber), ou família grande, ou sempre dar festas, melhor ter um faqueiro completo.
Num faqueiro ou conjunto do dia a dia, você vai ter:
Talheres
Faqueiro para dia a dia
faqueiro completo
OBS.
Colher de Café
-
X
 a menor de todas
Colher de Chá
X
X
Colher de Sobremesa
-
X
Colher de Sopa
X
X
Garfo de Sobremesa
-
X
Garfo de Mesa
X
X
Ou garfo grande
Garfo de Peixe
-
X
Faca para Manteiga
-
X
Ou pazinhas
Faca de Sobremesa
-
X
Faca de Mesa
X
X
Ou faca grande
Faca de Peixe
-
X
Talheres de Serviço
-
X
Col. de Arroz, Concha,Garfo Trinchante, Faca para Assados, Mini Concha para molheira, Col. para Saladas, Col. para Açucareiro, Pá de Bolo, entre outros.
Hashi – Talher Oriental
-
-
Medem entre 21 à 36 cm e normalmente afinam de uma ponta à outra.
Legenda: (X) consta no modelo e (–) ausente no modelo.     
Nos talheres orientais, tudo é diferente. Chamados de hashi (japonês) ou k'uai-tzu (chinês), surgiram no século IV, e tiveram inspiração nos bicos dos pássaros. Seu modelo inicial, semelhante a uma pinça, eram feitos de bambu, marfim ou ossos e madeira. Hoje são encontrados até em metais.
Seja qual for o estilo, modelo, tamanho, os talheres servem tanto para o preparo, quanto para o consumo dos alimentos com segurança e higiene. Mas lembre-se, mantenha-os sempre limpos e bem guardados.
Dicas de Conservação
Hashi de madeira

  • Os talheres, hoje em dia, podem até ser lavados em lava-louças, o que facilita sua limpeza, mas nem sempre sua conservação. Neste caso, veja a dosagem de sabão e abrilhantador que pode ser utilizado.
  • Procure lavar seus talheres após o uso. Evite deixá-los até o dia seguinte, o resto de alimento danifica o metal.
  • Evite deixa-los de “molho”.
Dicas para Adquirir
  1. Observe do que é feito. O aço inox é um material de excelente qualidade.
  2. São utilizados com espessura mínima de 2,5mm de aço inox.
  3. Os bons talheres possuem superfícies bem polidas e sem poros ou rebarbas.
  4. As facas precisam ter lâminas bem afiadas e um serrilhado perfeito e visível.
  5. Normalmente, os bons talheres apresentam no verso (atrás do cabo) o nome de seu fabricante gravado, é o que garante a qualidade da marca.
Até a próxima!

Um comentário:

  1. Confesso que não sabia que não podia colocar os talheres de molho. Boas dicas! =)

    ResponderExcluir