sábado, 12 de maio de 2012

Etiqueta no Trabalho


A etiqueta, não é sinônimo de frescura como alguns pensam. Etiqueta são algumas regras para se viver de forma harmônica, saudável e cortes em sociedade. Utilizadas a séculos , com Erasmo de Rotterdam, depois Luís XIV até os dias de hoje, para se evitar falta de respeito, dúvidas ao tratar o “outro” e principalmente falta de boas maneiras.
Então fica fácil entender porque se faz necessária a etiqueta empresarial? Saber como se comportar dentro de uma empresa, ser polido, amável, ético e responsável, faz um diferencial. As empresas estão observando as pessoas como um todo e não só sua formação acadêmica e técnica, por isto também as situações em nosso dia a dia pedem por etiqueta. É interessante  que seja natural, por isto é necessário praticar, até que se torne hábito de educação, respeito, amabilidade e gentileza, como parte de seu comportamento.

Então, vamos a ela.
Regras
1. Saiba ouvir – saber ouvir, vai além de deixar que o outro fale. Preste atenção, entenda a mensagem que estão lhe passando. Espere que o outro termine a mensagem, para que você possa falar. Pense antes de falar, para evitar alguma situação embaraçosa. Existem maneiras e maneiras de ser sincero, sem ofender ou criar “clima” com ninguém.
2. Olhe sempre nos olhos do outro – afinal, você está ali. É muito importante interagir e mostrar para as pessoas que está prestando atenção ao que está sendo dito e por quem.
3. Leia as normas da empresa – algumas empresas, principalmente as estrangeiras, tem regras e normas específicas e conhecê-las facilita seu entrosamento e convivência. Evita erros.
4. Respeite a hierarquia – mesmo que tenha intimidade com seus superiores, respeite-os, evite excesso de brincadeira, elas nunca caem bem em avaliações e promoções.
5. Evite fofocas no ambiente de trabalho – este é um ponto muito sério nas empresas. Quem faz a fofoca perde a credibilidade, porque fica falando de todos e quem para pra ouvir, pode contar, que uma hora, também será tema de fofocas.
Relógio de mesa- Cassio
6. Administre seu tempo – seja pontual. Ser pontual significa que pode chegar dez minutos antes (nunca mais que isto) e nenhum minuto depois do horário marcado.
7. Seja organizado – lembre-se, sua mesa diz muito sobre você. Mantenha seu espaço limpo e organizado. Facilite o acesso ao seu material de trabalho, você ganha tempo com isto. E o que não utilizar com frequência pode ser colocado em armários ou gavetas.
8. Cuide de sua apresentação pessoal – não é somente a roupa que está vestindo, mas o cuidado com sua roupa, maquiagem, barba, cabelos e unhas. Além de uma boa comunicação (fala e escrita). Se você não se cuida, como vai cuidar do trabalho? Que espécie de funcionário será? E muito cuidado com mal hálito, e outros maus odores do corpo. Eles podem fazer sua promoção ir na direção contrária. Se você atuar em campo (na rua), seja prevenido e tenha sempre uma nécessaire, para emergências. Neste ponto, precisa levar em conta as regras da empresa (citado acima), por exemplo: a barba, existem empresas, que não permitem, outras só na fábrica. Vale para maquiagem do mesmo modo.
9. Maneira correta de se vestir – se você utiliza uniforme, não precisa se preocupar. Mas, se utiliza roupa comum, atenção!
Lembre-se da regra básica: deve estar sempre bem cuidado, alinhado e limpo. Evite acessórios extravagantes, cores chamativas, decotes pronunciados e vestidos extremamente curtos. Lembre-se que o que deve chamar atenção é a qualidade de seu trabalho, não o tamanho minúsculo de seu vestido. Pode e deve ter seu estilo próprio, mas sem exageros, sem ostentação, adequado a seu porte físico, e que seja versátil.
10. Maneira correta de se comunicar – esteja sempre atualizado e bem informado, pois assim terá desenvoltura para falar e confiança em si mesmo. Olhe nos olhos, não fale alto, nem muito baixo, não abaixe a cabeça, nem desvie o olhar. Não interrompa os outros locutores. Espere sua vez ao falar. Peça e agradeça sempre. “Por favor”, não é luxo. Nunca exponha seus colegas ou subalternos, a não ser que seja regra.
Cel. Motorola Eco
Evite ficar “pendurado” no celular ou no telefone da mesa. Você ganha para trabalhar e não para fazer declarações de amor. Cuidado com internet, normalmente as empresas não gostam que se utilize e-mail pessoal, poucas liberam um período do dia. O que normalmente acontece, é que os funcionários utilizam escondido. Na verdade cada máquina passará um relatório do que foi utilizado e visitado para o setor de informática e isto será repassado as chefias. Resultado, fica muito feio.
11. Relacionamento interpessoal – tome cuidado para não confundir suas relações de trabalho, com as pessoais e de amizade. Algumas empresas não permitem relacionamentos amorosos entre seus funcionários, com risco de demissão. Por isto veja as regras da empresa, como citado acima. Antes de se envolver com a morena da mesa ao lado, ou com aquele louro do andar de cima, pense bem. Se o relacionamento não chegar ao Natal, como vão se comportar. Justamente, por isto as empresas são contra, porque o trabalho será afetado de alguma forma seja por excesso de amor, ou por excesso de dor.
12. Seu comportamento – seja simpático e educado, quando entrar em um ambiente, cumprimente as pessoas, aperte as mãos, diga bom dia, boa tarde e até logo. Aproveite eventos e confraternizações para aumentar seus contatos, networking. Tente trocar ideias, opiniões, descobrir afinidades e realmente conhecer outras pessoas. Mesmo em situações mais informais, mantenha os limites, evite bebida em excesso (ela acaba com qualquer perfil de funcionário), comer em excesso, fazer piadas a noite inteira, utilizar palavreado chulo, falar mau da empresa, ou pior ainda falar mau dos superiores. Seja polido, mas não bajule. Seja discreto, mas presente. Lembre-se dentro de uma empresa, você estará sempre sendo observado e as vezes, por uma bobagem, pode acabar com sua imagem.
No próximo post – Maneira correta de se vestir no trabalho.
Até a próxima e boa semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário