terça-feira, 22 de maio de 2012

Mini Post - O Abajur

Abajur é aquele quebra galho que funciona na sala, quarto, no escritório e no home theater. É peça tão versátil, mas não muito apreciada. Ele pode ser pequeno, e ficar numa mesa de canto, numa mesinha de cabeceira, com pé próximo ao sofá, ao home ou ainda acoplado em escrivaninhas, ao computador, a cama, etc..
Abajur fava - Etna

Ele serve para aumentar o foco de luz direcionado a um determinado objeto (um quadro, por exemplo), ou para fazer uma luz indireta num ambiente. Isto vai variar com o tamanho dele e o tipo de foco que utiliza, pois há vários modelos disponíveis no mercado. Alguns são:
Abajur de vidro e metal - Philips 
  • tradicionais – linhas retas e cúpula redonda.
  • coluna – com pé, ficam direto no chão.
    Abajur coluna
  • spot – com braço e presilha.
    Abajur viking
  • retrô – estilo anos setenta colorido e grande, parece um cogumelo. Estilo anos quarenta, com babadinhos e cordões
  • os naturais – de palha, fibra e materiais alternativos.
    Abajur em vime
Uma infinidade de materiais para base como alumínio, madeira, cerâmica, epóxi, vidro, etc..
Dica: preste muita atenção ao tamanho da cúpula, para combinar base (pé), com cúpula. Não adianta colocar aquele pé pequeno e curto, com uma cúpula grande. Além de deselegante, a peça fica com dificuldade para equilíbrio. Lembre-se que ele sempre será um coadjuvante, um complemento, não a peça principal, por isto, é preciso ter bom senso. Não dá para colocar uma peça de babadinho ao lado de uma TV de LED.
Escolha seu ambiente, invista no seu “acessório”, o abajur, arrume seu espaço. Pode ter certeza, que vai gostar do resultado.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário