domingo, 20 de maio de 2012

Sapatos Femininos e a Psicologia


Moda, fetiche, estereótipo de poder, afinal o que faz dos sapatos um alvo de cobiça?
Nas teorias de que você é o que calça, ouve-se de tudo, desde de a mulher com salto é mais agressiva e competitiva, até que as que usam sapatilhas são românticas e ingênuas. Será?
Seria muito fácil então, avaliar qualquer pessoa que chegasse ao consultório baseado num perfil de sapato. Mas a mulher vai muito além disto. Ela pode tirar proveito de um bonito sapato e montar aquele modelito pra “matar”. Mas acreditar que o sapato “faz” a pessoa, seria até ingênuo. O que traz a sensação de poder, de estar o máximo, é só sua. É aquele dia que você se adorou. Agora, aquele sapato lindo, caríssimo, fica perfeito no seu pé, isto é verdade, e que vai ficar maravilhosa com ele também.
Então, vamos aos tipos de sapatos e alguns estereótipos:
1. Salto Alto:
alongam a silhueta, mostram agressividade, competitividade, para mulheres determinadas. Mas, só devem usar salto, mulheres que consigam se equilibrar nele e que saibam andar e se portar em cima deles com graça (sem dobrar os joelhos, porque é muito deselegante). Salto que vai de oito a quinze centímetros.
Sapatos de saltos Arezzo
2. Salto médio: ideal para mulheres altas, mas que não querem abrir mão dos saltos. Para mulheres que se preocupam com os outros a sua volta. Mulheres menos agressivas e atentas ao todo. Vão de três a oito centímetros. Ex: Oxford.
Sapato Arezzo
3. Salto baixo: para mulheres que sabem interagir, mais sentimentais mas que tem uma dose certa de ousadia. Fazem um certo tipo de ingênua. Vão de um a três centímetros. Ex: babuches.

4. Sem Salto: mulheres de atitude doce, ar quase angelical, atuais e despojadas. Mulheres práticas e inteligentes. Ex: sapatilhas.
5. Sapatos de Bico Fino: mulheres inteligentes, de negócios, lutam por cargos de poder.
6. Sapatos Abertos na Frente: mulheres mais tranquilas e calmas, até introspectivas. Abertos atrás, mulheres ousadas e estrategistas.
7. Sapatos de Couro: mulheres mais ousadas, de atitude (até com sexo oposto). Couro duro, conotação mais masculina e forte. Couro macio, sensualidade e descrição.
8. Sandálias abertas: mulheres que gostam da liberdade, sentem-se atraentes. Com tranças, mulheres sensuais e sonhadoras.
Sandálias abertas Arezzo
9. Botas: mulheres sensuais e seguras. Botas de salto curto, mulheres sensatas.
Botas cano curto Arezzo
10. Espadrille: mulheres românticas, na moda e até princesas.
Espadrille Cervera
Mas, lembre-se: não é o tipo de salto que vai fazer o tipo de mulher.
Agora estamos no outono/inverno no hemisfério sul, época dos sapatos fechados e botas. Teoricamente, uma época de mais elegância no vestir, como um todo. As botas além de elegantes e sempre na moda, podem ser um pesadelo no seu “modelito” se não estiverem totalmente de acordo com seu look. Então, tome muito cuidado com o cano longo e com o cano muito curto.
Não há como negar, que eles sugerem as mais variadas interpretações. Mas alguns materiais, podem demonstrar até o poder econômico (avestruz, crocodilo, etc.). Materiais nobres e exóticos, fazem dele um símbolo de poder e posição social.
Escolha o seu, e vá a luta!
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário