quarta-feira, 23 de abril de 2014

Tapetes, como escolher?

Tapetes, são itens indispensáveis na decoração de qualquer ambiente, seja para aquecer,  cobrir falhas no piso, delimitar espaços, deixar aconchegante ou simplesmente definir o estilo de sua casa. Tapete Design - Zarif
Cabem perfeitamente em quartos, salas, home theaters, até em banheiros, desde que sejam laváveis, não muito grossos, para facilitar a secagem. Não aconselhado em cozinhas (passadeiras, por exemplo), por questão de segurança , pois podem causar acidentes, são anti-higiênico, já que podem acumular pó e gordura.
Os tapetes mais tradicionais são os retangulares, mas existem os modelos quadrados, redondos, ovais e até em forma de losango. Tapete Istambul - Zarif
Eles podem ser lisos, estampados, coloridos, com motivos gráficos, florais, de natureza, tribais, animal print. De diversos materiais, lã, algodão, nylon, fibras naturais, juta, bambu, vinil, seda ou viscose.
Enfim, existem tapetes para todos os bolsos e gostos!  Por exemplo, os tapetes persas são confeccionados com lã, seda e algodão, estão associados ao luxo, e são também bastante caros. Registram sua marca por meio de desenhos geométricos, medalhões e florais. Tapete Kilim - Zariff

Os indianos são bastante floridos, confeccionados com viscose, que substitui a seda, são muito resistentes e mais baratos. Já os turcos tem cores vivas, fortes, com figuras geométricas, animais, jardins e são basicamente de lã.
Então, como escolher o tapete para a sala? Vamos dar algumas dicas, mas lembre-se de obedecer (seguir) o estilo de sua decoração. Ela pode ser simples ou sofisticada, não importa, o que vale mesmo é ficar harmoniosa e claro, com a sua cara.Tapete Zarif


  • meça sua sala para acertar no tamanho do tapete. É preciso que haja harmonia, para que não sobre ou falte espaço para ele.
  • defina o material, se quer aquecer o ambiente, escolha os mais grossos de lã, se quer deixar mais leve, escolha os de fibras naturais.
  • se o seu estofado for estampado, prefira tapetes lisos.
  • se quer um ambiente clean, estofados lisos e tapete liso ou no máximo geométricos com duas cores, exemplo preto e cinza, preto e branco, etc.
  • estofados lisos, tapete estampado.Tok Stok
  • estofados florais, tapete floral, coordenando cores, so cuidado com os excessos.
  • considere animais de estimação, se o tapete for do tipo peludo, pode ser confundido com um igual, ai o estrago esta feito.
se tem crianças, os de juta podem machucar os pequenos, prefira os de viscose, mais macios e laváveis.
  • observe bem a cor de seu tapete, ela pode valorizar ou acabar com sua decoração. Moveis brancos ou cremes, aceitam tapetes de cores vivas, assim como tapetes claros casam com moveis mais escuros. Evite colocar moveis escuros e tapetes escuros, para não sobrecarregar o ambiente.
  • não se esqueça que os tapetes acumulam poeira e ácaros, por isso precisam ser aspirados uma vez por semana, nada de varrer, só espalha o pó. Se for lavável, melhor, considere o intervalo das lavagens conforme sua necessidade, muito pó, caiu café, por exemplo.Tapete fibra de sisal - Tok Stok
  • em caso de pessoas alérgicas, muita atenção, pois tapetes em fibras como sisal, retém muito pó e acabam piorando alergias.
  • se sua casa tem muita umidade, não utilize tapetes muito grossos, para evitar que dêem mofo.
  • existem algumas regrinhas sobre o modelo, redondo, para mesas redondas, quartos, quadrados para salas de estar, mas um pouco de bom senso, resolve o caso.

  • Escolha seu tapete e deixe sua casa ok!
    Ate a próxima!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário