sexta-feira, 11 de abril de 2014

Etiqueta para Condomínio!

Getty ImagesUm dos assuntos comentados e discutidos constantemente, é a etiqueta em condomínios. Nos tempos em que se existia bons modos era desnecessário falar sobre isto, afinal de contas, muitas destas regras faziam parte do cotidiano. O tempo passou, muita coisa mudou, então vamos as regras.

Para se conviver harmoniosamente em condomínios, e neste caso não importa a classe social a que esteja inserido, um pouco de gentileza e educação resolvem tudo de forma tranquila.
A convivência
  1. por mais que você esteja em sua casa, você tem regras a cumprir, estas regras são chamadas de Estatuto do Condomínio. Este estatuto vai dizer por exemplo qual horário para obras e quais dias isto será permitido. Respeite-as.
  2. lembre-se: hoje você incomoda um vizinho, e pode ser a vitima de outro amanha.
  3. os funcionários do condomínio, não são seus funcionários pessoais, são do condomínio. São profissionais cumprindo sua tarefa e devem ser respeitados como tal. Bom dia, boa tarde e boa noite, devem ser dados, no mínimo, pois eles não são invisíveis.
  4. não provoque encrenca com seus vizinhos, isto não lhe trará beneficio algum, muito pelo contrario, você pode arrumar uma bela dor de cabeça.
  5. não desconte seus problemas ou raiva nas pessoas que encontrar pelo caminho, principalmente na garagem. Todos tem problemas, só que alguns tem mais habilidade para lidar com eles e outros nem tanto.
  6. tente ser uma pessoa agradável, ao invés de ser lembrado como “aquele vizinho insuportável”. www.abril.com.br
Nos elevadores
  1. chame apenas um dos elevadores, afinal, não é só você que tem pressa.
  2. se dentro do elevador, tiver outros moradores, comprimente-os. Eles não “mordem”. Um bom dia, ou boa tarde, ou boa noite, já serão um bom começo.
  3. se mais pessoas forem entrar com você no andar segure a porta, caso o elevador a tenha. Dê preferencia a mulheres, crianças, deficientes físicos e idosos, sempre.
  4. não fale alto, nem escute música sem fone de ouvido e menos ainda, atenda o celular dentro do elevador cheio, é uma tremenda falta de educação.
Nos corredores e andares
  1. não precisa você contar sua vida, nem discutir a situação econômica do pais, com alguém que nunca viu na vida. Mas pode cumprimentar e se os horários de chegada ou saída forem os mesmos, a conversa vai acabar acontecendo.
  2. esta regra é principalmente as mulheres: não tomem banho de perfume logo cedo. Seus vizinhos não precisam morrer asfixiados, no perfume que você acha ser divino. Não passe perfume cedo, para durar até a noite, isto não funciona. Uma dica: passe pouco, após o almoço coloque mais um pouquinho. É só levar na bolsa um tubo especial para perfumes ou o seu próprio vidro em embalagem mini.
  3. cumprimente as pessoas, não espere que o outro o faça. Mostre que você é agradável e educado.
Nos apartamentos ou casas Getty Images
  1. você sabe que existe horário de silencio, certo?
  2. normalmente os condomínios tem como horário de silencio entre 22:00h e 7:00h, que é considerado um espaço do dia dedicado ao relaxamento e sono das pessoas. Então não arraste moveis, não escute musica alta, nem festas, neste período.
  3. obs.: os horários para obras, são outros, assim como para mudanças.
Nas lixeiras
  1. o condomínio vai determinar onde será jogado o lixo.
  2. não jogue o lixo direto nas lixeiras. Coloque em sacos de lixo, ou sacos apropriados.
  3. nunca, nunca jogue seu lixo aberto.
  4. nunca jogue papeis, como contas, faturas de cartões e principalmente, para os que tem extrato bancário, no lixo sem picar, além de ser feio é perigoso, pois as vezes nas ruas algumas pessoas abrem os lixos.
  5. se no seu condomínio existir reciclagem, siga as regras e não esqueça no caso de latinhas, de passar uma água antes, para tirar resíduos das bebidas e refrigerantes.
  6. jogue sempre  o lixo no lixo, nunca pelos andares, lugares comuns, escadas, etc..
Nas piscinas e playground
  1. a regra básica aqui é: você tem direito, assim como todos os outros moradores. O espaço, não é só seu e sim de todos.
  2. Não coloque sua cadeira no meio do caminho, não use trajes minúsculos, pois há famílias que podem ficar incomodadas.
  3. não entre na piscina suado e muito menos com protetor solar. Tome sempre uma ducha antes.
  4. jamais faça xixi na piscina, nem deixe as crianças fazerem. Existem banheiros para isto.
  5. nos playgrounds, deixe que as crianças interajam, será sempre positivo. Ensine-as a brincar umas com as outras, é uma ótima oportunidade. E não alimente brigas de crianças, pois hoje elas estão de mal, mas amanhã são inseparáveis novamente. Você já foi criança, lembra? Assim como você elas precisam desta experiência.
  6. nunca coloque criança em piscina de adulto, pois um dia você pode não estar por perto e a criança pode querer se aventurar sozinha.
Nas quadras
  1. as crianças e adolescentes, se integram, acabam se conhecendo e abrindo espaço uns para os outros.
  2. não entre nas brincadeiras, só se for solicitado. Cada um tem sua fase e devem ser respeitados.
  3. se você quer jogar, arrume pessoas de sua idade.
  4. se em seu condomínio, for usado reserva de quadras, siga os procedimentos.
Nas garagens
  1. em alguns condomínios este tópico é visto como terror, mas não deveria. Em seu condomínio, você terá sua vaga, certo? Assim como cada morador terá uma respectiva, correto? Então porque dá problema? Coloque seu carro em sua vaga e tome cuidado com os carros ao lado.
  2. não invada a vaga do outro, nem por um instante.
  3. se riscou, avise. Se bateu, fale.
  4. garagem não é área de lazer para crianças.
  5. se sua vaga for dividida com outro morador, conversem, quem sai cedo, quem prefere manobrar, ou empurrar, você não vai querer uma gravida empurrando seu carro as 6hs da manhã, não é? Então procure seu vizinho e converse.
As verdades no convívio
  1. vizinho estranho, todos já tiveram. Mas com uma conversa e uma dose de simpatia, tudo pode ser resolvido.
  2. não fale mal de seus vizinhos, pois cada um sabe de si e sua família.
  3. respeite os outro, como quer ser respeitado.
  4. se você não é um ermitão que vive sozinho, algumas regras, sempre terá que cumprir para viver em sociedade, como em condomínios. Não banque o esperto, respeite.
Moral da história, quer saber como viver em condomínio sem ter problemas? Simples, nunca faça aos outros o que não gostaria que fizessem a você!
Viu como é fácil, pratique e viva feliz!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário