sábado, 7 de setembro de 2013

Baixelas, as super versáteis travessas!

Baixelas, são aqueles conjuntos de travessas, pequenas, médias ou grandes em inox, ou prata, utilizadas para servir os alimentos à mesa.
Elas por si só transformam uma simples refeição em algo mais bonito e requintado.
Conjunto de baixelas - Tramontina


Elas são práticas, funcionais, elegantes e dão graça a arrumação de qualquer mesa.
Vamos a algumas dicas para utilização
  • as baixelas podem ser encontradas em três tamanhos: pequenas, médias e grandes. Podem ser redondas ou ovais.
    Baixelas em prata
  • escolha sempre da mesma marca, se comprar avulsas, ou compre o conjunto. Tenha sempre os três tamanhos, para facilitar na hora de servir.
  • os modelos pequenos são do tamanho de um pires, os médios do prato de pão e os grandes são do tamanho do prato grande. Você também poderá encontrar modelos mais fundos e modelos mais rasos.
    Para peixe Tramontina
    Saladeira Tramontina
  • ao escolher os modelos de baixelas, lembre-se de levar em conta o tamanho de sua família, e de que tipo refeição costuma fazer. Por exemplo: se você costuma fazer saladas, dois tipos (folhas e maionese), carne, arroz, e acompanhamentos, de quantas baixelas vai precisar? Na média, são de 06 a 08 baixelas de tamanhos variados. Agora se você costuma receber, e gosta de colocar baixelas, pense em modelos grandes e extra grandes e várias, fundas e rasas, redondas e ovais, pois facilitam na hora de encaixa-las na decoração da mesa.
    Jogo para arroz Tramontina
  • nas baixelas rasas, coloque alimentos secos, ou saladas. Nas baixelas mais fundas, alimentos com molhos e caldos. E sopeiras, caldos e consomés.
    Sopeira Tramontina
  • nunca “encha” sua baixela na capacidade total, se for para alimentos com molhos ou caldos, calcule sempre deixar dois a três dedos da borda. A dica é, abasteça quantas vezes precisar, mas nunca deixe até em cima.
  • para assados, mesmo que tenham molhos, utilize em modelos rasos. Corte previamente algumas fatias, coloque na baixela e deixe o molho para ser servido a parte. Até porque algumas pessoas não gostam de molhos e não precisam fazer uso deles se não quiserem.
  • as baixelas ovais, estreitas e compridas, podem acomodar peixes e grelhados e até assados.
  • em caso de compras de conjuntos, provavelmente virão pegadores de macarrão, colher para arroz, conchas entre outros. Alguns modelos acompanham molheiras com colheres. Você poderá utilizar outras colheres de seu conjunto de talheres, só evite colocar a mesma colher para servir vários acompanhamentos, ok?
Dicas para limpar e conservar
Molheira Tramontina

  • a dica é super simples: detergente neutro ou de coco e uma esponja (amarela e verde) do lado amarelo. Obs.: as esponjas que dizem que não riscam ou arranham, com o tempo arranham sim, seu inox. Fique de olho!
    Cesto Tramontina
  • para manchas mais difíceis aplique uma solução de bicarbonato de sódio e álcool comum, fazendo uma pasta. Misture-os e passe no local com um paninho ou esponja. Lave em seguida.
  • não utilize nenhum outro produto para limpeza. E lavou, secou! Caso contrário suas baixelas ficarão com as marcas dos pingos.
  • pode passar também um pano de algodão seco, para dar brilho antes de guardá-las.
  • em caso de gordura em excesso, poderá jogar água fervente pura. deixe um pouquinho “de molho” e lave normalmente.
Como você viu, são práticas, bonitas e muito úteis em sua mesa.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário