Baguá |
Animais protetores para o Feng Shui:
DRAGÃO= simboliza vigor e força masculina, yang. Canaliza e influencia as forças ocultas da natureza. Pode trazer sorte, ou má sorte. Fica do lado esquerdo da casa, representado por uma montanha alta. Nossa proteção divina.
- FÊNIX= representa a capacidade de ver (metas e futuro), a visão do todo. Está localizada a frente da casa. Passa a ideia de liberdade e futuro.
- SERPENTE= espaço onde é construída a casa. O centro do terreno. A serpente observa tudo a sua volta e fica sempre pronta para o ataque. É protegida pelos outros animais. Podemos considerar a casa.
- TARTARUGA= espaço da parte de trás da casa. Por seu casco duro, transmite proteção e segurança, autoridade e firmeza. Podemos considerar o muro da casa.
- TIGRE= está localizado a direita da casa. Representado por uma montanha mais baixa que a do dragão. Simboliza emoções, força, agilidade, ação e reação. Podemos considerar nossa força interior.
Baguá para proteção: instrumento do Feng Shui, utilizado para proteção em cima das portas em residências ou do lado de fora dos estabelecimentos comerciais. Funciona como talismã, afastando as energias negativas. De forma octogonal, com “espelhinho” ao centro.
Chi: É considerada a energia vital. Uma energia boa. O importante é que dentro de cada ambiente (residencial ou comercial), exista o chi e que ela circule em todos os ambientes de forma harmônica.
Cura: para o Feng Shui, é a solução dada a um desequilíbrio energético, ou uma correção a um ambiente e sua decoração (adequação).
Elementos: são cinco elementos, que produzem energia. São eles: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Se estes elementos estiverem sem harmonia, geram energia ruim ou prejudicial.
Escolas no Feng Shui:
- Escola da Bússola= considera os pontos cardeais, o norte magnético, o mapa astral, o mapa numerológico e os cinco elementos.
- Escola do Chapéu Preto= amplamente utilizada no Ocidente. Utiliza o Baguá, a relação e aspecto do guá na vida de cada um.
- Escola da Forma= é a mais tradicional e antiga. Se utiliza da analise, leitura e interpretação de formas e energias explícitas ou não, do local e todo seu relevo. Todos os dados recebem avaliação.
No próximo post, continuaremos com o tema.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário