sábado, 10 de novembro de 2012

Mini post - Estilos de Portas

Você já pensou e observou as portas de sua casa?
Porta articulada
Se você estiver construindo, já, com certeza.
As portas são peças importantes e fundamentais, quando se fala em decoração.
Elas vão direcionar o estilo de decoração que você pode seguir, a não ser que sejam modelos básicos, ou clássicos.
Elas limitam os cômodos, organizam acessos aos espaços. Mas observe, algumas portas nem precisavam existir. Se você estiver construindo, observe o que vai naquele espaço e se precisará que este fique fechado, ou protegido.

As portas escondem, protegem e isolam o ambiente, mas também bloqueiam o espaço, a circulação livre de energia. Ao mesmo tempo, fazem parte da decoração, otimizam espaços e ainda dão privacidade. Mas, são muito necessárias em muitos ambientes. Mesmo em lofts, se fazem importantes, em banheiros, etc..
Com uma variedade de estilos, materiais, podem ser de vidro, sanfonada, de correr, tradicional, camarão, articulada, entre outras.
As portas, de madeira, normalmente são vendidas cruas. Mas existem lojas que as vendem prontas, em cores, com acessórios, etc.
Porta decorativa Aero
Vamos a alguns modelos:

  • As portas de vidro (jateadas ou transparentes), permitem a entrada de claridade, luz, sol, mas não preservam a privacidade, principalmente as transparentes. Dão um ar de atualidade, e dependendo da decoração do ambiente, dão requinte  e estilo. 
  • As portas de correr, podem correr interna ou externa à parede. É um modelo versátil, atual e que integra todos os ambientes.
    Porta de correr Aero
  • As portas sanfonadas, são as portas ideias para ambientes muito pequenos, onde abrir a porta, torna o espaço ainda menor. Elas proporcionam ganho de espaço, mas lembre-se que as portas sanfonadas, também precisam de uma determinada metragem, para as varias dobras de suas folhas. Seus modelos são em plástico (coloridas) ou folhas de madeira. Não são muito elegantes, mas são bem funcionais.                                                  
  • As portas camarão, possuem apenas uma dobra em sua folha, deixando apenas duas partes. São mais elegantes do que as sanfonadas, mas precisam de um pouco mais de espaço.
    Porta Camarão Aero
  • As portas de abrir, são as portas ideais para ambientes que necessitam de privacidade. Normalmente com apenas uma folha, devem impedir a visão interna do ambiente.       
  • As portas vaivém, podem ser utilizadas em cozinhas, salas de jantar. Mas atenção às crianças e animais domésticos, para evitar que saiam “voando” como super-heróis. Abrem para os dois lados do ambiente e se dividem em duas folhas. São aqueles modelos de saloon de filme americano, onde sempre havia um ator que saia “voando” porta a fora.        
  • As portas pivotante, são aquelas que giram sobre um eixo, central ou não. Modelo muito utilizado. 
  • As portas externas, são as portas de entrada, por exemplo.  Sujeitas a ação do tempo, no caso de casas, e umidade, no caso de apartamentos. Por isto, devem ser escolhidas com materiais que suportem esta ação. No caso de casas, as portas alinhadas com as janelas, produzem um efeito muito mais harmônico.   
    Porta frisada Aero
  • As portas internas, são as portas que dividem os ambientes, como recebem menos intempéries, são mais finas e simples em geral.
Lembre-se, se você está alugando um imóvel, antes de alterar as portas (retirar, alterar modelos e cor), melhor consultar proprietários, pois é uma mudança não muito apreciada por eles.

Dica: para dormitórios, evite colocar cama e porta na mesma direção. No caso de banheiros, evite vaso sanitário e porta na mesma direção.
Bem agora que conhece mais detalhes, fique de olho no seu modelo.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário