sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Café & Etiqueta

Na verdade, a etiqueta permeia todos os nossos contatos pessoais, nosso comportamento, nossas atitudes, ou pelo menos deveria.
Café Vienense - Pelé
Até num simples cafezinho existem algumas regrinhas. Saber usá-las é ideal, mas conhecê-las já ajuda bastante.

Regrinhas para um café perfeito:

  1. A apresentação: para cafés, cappuccinos, frapês, ou bebidas frias a base de cafés. Acessórios e louças perfeitas. Não é necessário ter todos os acessórios de uma cafeteria, mas sim, que todos os objetos que irá utilizar estejam perfeitos. Bandejas, louças, talheres, açucareiro, bules, etc.
    Dica: evite
    Café expresso Illy
    colocar açúcar em qualquer uma das bebidas servidas, deixe seus convidados escolherem. Se você puder ofereça várias opções, açúcar
    orgânico (pode ser sachês), adoçantes (pode ser
    Mokacream
    sachê), açúcar comum e até mascavo. Pode colocar mel, chantilly, petit four, amanteigados, torradinhas, geleias (dois tipos no máximo) e agua com gás (só para limpar o paladar). Você pode também utilizar máquina de expresso, se preferir, mas perde-se um pouco do charme do momento.
  2. A variedade: hoje em dia, você encontra cafés com vários tipos de torras, aromatizados entre outros. O que muitas vezes dificulta, em meio a tantas opções, a escolha do produto.
    Caso não conheça a preferencia de seus convidados, escolha uma torra média. Evite
    Café Astro
    os extra fortes, são mais difíceis de agradar. Dica: Até mesmo nos mercados, lembre-se que o melhor café sempre será o mais novo, colhido e moído recentemente, depois de três meses, terá seu sabor alterado, até perdê-lo totalmente. 
  3. A preparação: a preparação do café é feita por infusão (colocação de água quente no pó, moído e torrado). A infusão pode ser feita por alguns métodos. Usualmente utilizamos a filtragem para fazê-lo. Que, nada mais é do que colocar num filtro o pó, acrescentar água quente e coar. Modelos são: cafeteira elétrica com coador, coador de papel, ou pano. É o método mais utilizado no Brasil. Mas ainda existem alguns outros modos de preparo, como a percolação ( modo italiano de fazer, utiliza a pressão da ebulição – o modelo de cafeteira italiana como Bender,
    Moka Express Bialetti
    Bialett, onde são colocados o pó na parte superior, a água na parte inferior, leva-se ao fogo. Quando a água ferver, sobe e se mistura ao pó.), método utilizado na Europa. Temos a prensa francesa (o nome já diz, método francês, onde são colocados pó e água quente juntos num recipiente de vidro, depois colocá-se um filtro que por pressão de um embolo separa pó e liquido, já prontos.), utilizados por americanos. E ainda o expresso (método francês, onde os grãos são moídos e frescos, colocados em filtros e adicionado água com pressão.
    Saeco Café Expresso
    Cafeteira Nespresso
    São os modelos de máquinas de expresso de restaurantes, lanchonetes e cafeterias.), utilizados no mundo todo. Diferença entre café expresso e de coador são, pressão da água (alta no expresso e normal no coador) e a moagem do grão.
  4. dicas para um momento perfeito:
  • se seus convidados forem “íntimos”, sirva-os. Se forem pessoas mais distantes, ou menos conhecidas, você pode servi-los, ou utilizar um empregado, para o fazer.
  • você pode servir o café informalmente na sala de estar, utilizando uma mesa de centro para apoio, pode servir na mesa de jantar (completo), ou servir com apoio de um buffet, e seus convidados, utilizam a mesa de jantar apenas para comerem.
  • o que nunca fazer: nunca deixe a colher dentro da xicara, nunca assopre a xicara com café, nunca prove o café com a colher.
  • Dica de torra:
    Grau de Torra
    Característica
    Para fazer em
    Suave/Clara
    pouco ácida, sabor e aromas suaves. Pouco resquício amargo.
    P/maquinas de expresso.
    Média
    Sabor e aroma, mais acentuados. P/ filtros de papel e pano.
    Forte/Escura Acentuado sabor amargo, diminui acidez. P/ máquinas de expresso ou filtros de papel.
  • observe sempre a temperatura da água, pois ela muito quente deixa o café ácido e com gosto de queimado. A dica é: a água ferveu, conte até dez e pode continuar com o preparo normalmente. Obs. a dica só serve para cafés no método de filtragem. Obs². no café árabe, o pó não é coado. Obs³. dê preferencia a água mineral, pois o cloro da água filtrada altera o sabor do café.
  • o café deve ser consumido na hora em que for coado, e nunca requentado.
  • após aberto o café não precisa ser guardado em geladeira, mas deve ficar em pote bem vedado, para não ter contato com ar, luz ou calor. Se você mora em regiões quentes, ou está no verão, deve guardá-lo na geladeira, em pote bem vedado.
  • curiosidades: o primeiro protótipo de uma máquina de café surgiu na França em 1822, em 1855, em Paris durante uma feira, já se apresentava um modelo mais desenvolvido. Mas estas máquinas tomaram o mundo pela mão dos italianos, que além de melhorarem os modelos, os tornaram conhecidos. Os modelos mais próximos aos atuais, começaram a ser comercializados depois da segunda guerra mundial.
Saboreie, aproveite seu café e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário