domingo, 25 de novembro de 2012

Bebida x Pratos x Etiqueta – Whisky

Whisky Jack Daniels
A escolha da bebida, importante como o cardápio, para qualquer evento, até mesmo para um encontro a dois.
O eleito da vez, o Whisky.

Whisky em inglês, ou mesmo uisce beatha derivado do idioma gaélico- significam “água da vida”.
Whisky Old Parr

Com uma história cheia de lacunas, sabe-se que sua produção teve início na Escócia, por volta do século XV, onde já se falava em destilação doméstica, artesanal.
O whisky feito com ingredientes escoceses e envelhecidos em barris, onde terão sua cor, perfume e sabores peculiares (como baunilha, amêndoas, mel, cítrico, entre outros, variando conforme o tipo de madeira). Para os que apreciam, ele combina com todos os alimentos e serve para comemorar tudo, ou quase tudo. 
Copo de Whisky
Whisky
Combinam perfeitamente com recepções, happy hour, encontro de negócios, e com alimentos que vão de aperitivos, salgadinhos, canapés, até alimentos condimentados e aromáticos. O par ideal para quase todos os tipos de whiskies, são  chocolates, queijos suaves (queijos cremosos e suaves, como Brie e Camembert, podem ser servidos tanto com Blendeds quanto com Single Malts.), castanhas, peixes (salmão e atum) e frutos do mar (camarões e lagostas).
Whisky Buchanan"s


  • Whisky Blended: é usualmente o mais
    conhecido e que mais agrada os paladares. Pode ser servido puro, com gelo ou gelo e água, em copo curto ou longo. Combina com comidas leves, como frutos do mar, sushi, queijos suaves e saladas (exceção são os Blendeds mais envelhecidos). Obs¹.:Podem ser utilizados para o preparo de cocktails. Obs².: Para ser denominado scotch, precisa envelhecer em barril por pelo menos três anos.
    Whisky Chivas
    Chocolates Godiva
  • Whisky Bourbon: “estilo americano”, combinam com aperitivos e pratos mais leves, como frutos do mar e saladas. Também podem acompanhar sobremesas (devido sabor adocicado).
  • Whisky envelhecidos: combinam com comidas mais encorpadas como presuntos crus, carnes de porco, queijos tipo cheddar, entre outros.
    Queijo Gruyère
  • Whisky Single Malts: “os maltes puros”, devem ser tomados sem gelo em copos pequenos. Combinam com queijos (fortes e encorpados também entram – roquefort e provolone, entre outros), saladas, comidas condimentadas (apimentadas como asiáticas ou indianas), frutos do mar, peixes defumados, sobremesas e chocolate.
Lembre-se: se beber, não dirija!
Nos próximos posts, outros “eleitos”, não perca.
Até a próxima!

4 comentários: