quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Etiqueta para os Presentes de Final de Ano!

As pessoas sempre nos perguntam, como se pode evitar algumas situações por vezes desagradáveis e até constrangedoras, no final do ano.
São presentes que não se consegue efetuar troca, falta de informações sobre amigo secreto, entre outras tantas.
Então, vamos dar algumas dicas básicas de etiqueta. Veja:

  • em caso de presente de amigo secreto: quando escolher o presente deixe sempre um carimbo da loja ou parte da etiqueta que permita troca. Nem sempre se acerta, e pior do que errar, é fazer com que a pessoa fique com um presente que não agradou. Se possível peça dicas aos participantes do amigo secreto, pois facilita a vida de todos.
  • em amigo secreto: no caso de você “tirar” uma pessoa do sexo oposto, ou no caso de não ter muito contato com seu sorteado, aproveite a oportunidade para fazer mais amizades.
  • em amigo secreto: evite escolher presentes pessoais, ou que coloquem a pessoa numa “saia justa”, mesmo tendo intimidade com você.
  • em amigo secreto: mesmo que você deseje dar um belo presente, siga as regras, valores estipulados, cores, tamanhos. E muito cuidado com as “descrições” sobre seu amigo secreto, elas podem virar um pesadelo no próximo ano.
  • para amigos do trabalho: escolha um local e um horário fora do trabalho e pronto. Vale lembrança, presente e até um almoço. Combinem e aproveitem.
  • para chefe: não é obrigatório, mas vale a pena. Neste caso, se a sua relação com seu chefe é formal, ou distante, uma lembrança e atenção podem operar milagres. O valor não é o principal, a atenção vai falar muito mais.
    www.westwing.com.br - Árvore
  • para irmãos pequenos, sobrinhos, filhos, e crianças em geral: depende das regras adotadas pela família. Se forem da sua família, uma excelente opção é colocar os presentes embaixo da árvore e combinar com cada adulto para que escolha uma criança e que nenhuma fique de fora. Neste caso pode-se escolher um tema, como bonecas para meninas e jogos para meninos, e até valores. Vale combinar!
  • para família: se você tem vontade de dar um presente especial para alguém de sua família, dê, mas evite situações constrangedoras, como dar presente apenas a uma tia e não à todas. Se optar pelo presente individual, escolha um momento mais discreto.
  • para família: no Natal da lembrancinha, vale balas, pirulitos, apitos, bolas, bexigas e até brinquedos feitos pela família mesmo.
  • na casa de amigos: pergunte aos amigos (as) como serão as regras, se deve levar algum prato, doces ou bebidas. E alguma lembrança para a dona da casa, não é obrigatório, mas sempre cai bem. Vale algo para ser apreciado por toda a família na ceia, por exemplo, como bolos e tortas doces. Arranjos para mesa, ou casa, também são interessantes, mas leve de preferência em vasos ou jarros e prontos.
  • na casa da família do namorado(a): pergunte ao seu namorado(a) o que deve ser levado e sobre presente para a dona da casa. Escolha um presente para ela, independente de conhece-la, ou não.
  • lembre-se de agradecer sempre por uma lembrança, um cartão ou presente. Em fase de “dinheiro curto”, você pode dar cartões ou até mesmo fazer cartões para colegas de trabalho, por exemplo.
Natal e final de ano são fases de integração, de magia e encantamento, abra seu coração, aproveite para conhecer as pessoas que estão ao seu lado, você poderá se surpreender.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário