segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Decoração de Mesas por Mariana Giordani!


Quando chega essa época do ano, começamos a nos preparar para as confraternizações entre amigos, para os encontros de família, Natal, Réveillon e essas comemorações normalmente estão ligadas a uma boa refeição. A convite do blog, estou aqui para falar um pouco de como foi nosso jantar de Réveillon do ano passado e dar algumas dicas para receber em casa.
Mesa de um Réveillon Tropical
Ano passado, meu marido e eu resolvemos fazer um jantar tropical para receber nossas famílias. Moramos na Suíça e achamos interessante fugir do tradicional europeu, apresentando uma proposta alegre e bem brasileira, porém com o toque glamoroso que convém às festas de final de ano.

Na decoração da mesa, usamos muitas frutas e pássaros, misturando o rústico dos talheres de bambu com o brilho dos sousplats de miçanga, o colorido das frutas com os tons branco e dourado, típicos do réveillon no Brasil.


Uma dica para quem quer impressionar na apresentação da mesa, é investir nos pequenos detalhes, como belos anéis de guardanapo (os da foto acima, eu fiz usando uma rosa permanente, argola para cortina e cola quente), guardanapos de tecido (bem passados, de preferência), sousplats e marcadores de lugar, que facilitam muito a vida do anfitrião na hora de acomodar os convidados à mesa.
O Cardápio
Como éramos sete pessoas, decidimos por um jantar sentado, à francesa, com quatro pratos no menu:
  • Creme de lentilhas, pois a lentilha simboliza fartura

  • Salada verde com empada de camarão
  • Medalhão de filé mignon grelhado com molho de cogumelos frescos e batatas laminadas
  • Cheesecake de damasco
Decidi levar o cheesecake inteiro para a mesa, pois foi uma oportunidade de brindarmos o ano novo com uma vela decorativa de “Happy 2015”. Além disso, depois de três pratos servidos, algumas pessoas pediram fatias pequenas da sobremesa e assim, achei melhor cada um escolher o tamanho da fatia que gostaria de comer.
Um mimo para os convidados


Como é bom ganhar presente! Pensando nisso, sempre que faço um jantar, preparo uma lembrancinha para meus convidados levarem para casa. É uma maneira de agradecer a presença de cada um e de deixar uma boa recordação na memória daqueles que prestigiaram meu evento. Para o Réveillon tropical, preparei cestas de vime individuais com um mini espumante, bananas e abacaxi também em miniatura, romãs decorativas e um vasinho de trevo de quatro folhas, simbolizando meu desejo de boa sorte para o ano que se iniciava.
Dica valiosa!

Essa dica é muito importante e vale para qualquer evento, seja um jantar mais formal ou para aquela reunião entre amigos e familiares: organize sua cozinha antes dos convidados chegarem! Nada mais indesejável que pratos e panelas sujos na pia, ainda mais quando o jantar nem começou. Se a refeição for à francesa, separe as louças que serão usadas na ordem dos pratos a serem servidos e se as taças dos aperitivos não estiverem já no bar ou no aparador, deixe-as também reservadas e lavadas, em um lugar de fácil acesso, para que ninguém precise esperar muito tempo por seu drink.
Quanto às comidas, se o que você for servir puder ser preparado com antecedência, ótimo! Se não, adiante o máximo que conseguir, lavando e cortando os ingredientes antes das visitas chegarem. Separe tudo em recipientes individuais e organize na geladeira, deixando na frente os que serão usados primeiro e no fundo, os que serão usados depois.
Por fim, tenha suas receitas sempre com você, seja no papel, seja em um dispositivo eletrônico. Por mais que você saiba sua receita de cor e que já a tenha feito centenas de vezes, a ansiedade de receber em casa e a vontade de deixar tudo perfeito, podem te fazer esquecer de algum ingrediente ou errar na hora do preparo.
É isso! Espero que tenha gostado e que seus convidados fiquem maravilhados com seu jantar ou almoço de final de ano. Caso se interesse pelo assunto e queira ver mais mesas postas, venha me visitar no Instagram @magikhome
Mariana
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário