sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Para seu gato ficar ok? Catnip!

Catnip - folha fresca
Você conhece, sabe para que serve, catnip?
Catnip, é a erva para gatos, ou erva dos gatos. Ela serve e “funciona” para dar sensação de bem estar a seu gato e de quebra alivia o estresse. Os gatos adoram e não fará mal algum a saúde deles.
Por isto, a maioria dos brinquedos deles, já vem com catnip colocada, ou com um pequeno sachê
Catnip (bichosbrasil.com.br)
para que você mesmo acrescente ao brinquedo.


Pode ser encontrada na forma de folha desidratada (como chá). Em líquido, pode ser colocado em árvores de gatos (arranhadores), nas caminhas, no ambiente em que ele fica, ou qualquer outro lugar, que ele utilize. Seu efeito poderá durar de 5 a 10min, após ele inalar a erva. Ela poderá ser dada como presente dentro dos brinquedos, ou para reforçar o “comportamento correto”, como utilizar apenas arranhador, ao invés de afiar as unhas no sofá ou pela casa toda.
Catnip - erva

Mas, não estranhe se seu gato não reagir, ou sequer se interessar pela erva, acontece com alguns mesmo.
Apesar de raro, alguns gatos podem ficar irritados, ou agressivos. Neste caso suspenda o uso.
Conversamos com a Dra. Tatiana Saito (a veterinária do Paçoca e do Hoje em Dia – Record), amiga do blog, para mais informações técnicas. Veja:
CATNIP
Veterinária

A erva do gato conhecida como catnip é uma planta da família da menta, cujo nome científico é Nepeta cataria. Ela é comercialmente vendida nas formas seca, natural ou líquida, dentro de brinquedos ou avulsa.
Ela contém uma substância química chamada nepetalactona que atua no sistema nervoso central dos gatos após ser inalada, levando-os a reações exacerbadas de se esfregar e/ou rolar nos objetos onde a catnip foi aplicada, caçar e correr atrás dos brinquedos que a contenham em seu interior e até mesmo arranhar com mais ênfase os arranhadores.  Vale lembrar que cerca de 1/3 dos gatos expostos a catnip não apresentam nenhum tipo de reação (são refratários).
Não podemos considerá-la como uma droga, já que não se comprovou em estudos a dependência química ou toxicidade da planta, nem como reações de abstinência quando seu uso é descontinuado.
Vale lembrar que essas reações só ocorrem nos gatos, não surtindo efeitos nos cães. “
Você poderá assistir a Dra. Tatiana com o Paçoca nos links abaixo:
Zucatelli e Paçoca enfrentam aventura radical - Hoje em dia - Rede ... 
Novidades: Zucatelli leva Paçoca em uma feira especial para pets ...
Então lembre-se de catnip, nas próximas visitas a pet shops, e seu gatinho vai agradecer.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário