sexta-feira, 13 de julho de 2012

Mini Post – Cuidados com suas roupas!

A pedidos…
Você sabe como conservar suas roupas? O que se guarda dobrado? Como hidratar couro? O que conserva blusa de lã? 
Vamos as dicas:
  1. Todas as roupas devem ser lavadas antes de guardadas, principalmente roupas de inverno. Cobertores e blusas de lã, devem ser lavados antes do uso também, se apresentarem algum odor ou manchas de mofo.
  2. Nada de conservar as roupas dentro de sacos plástico, provocam umidade – mofo. Melhor utilizar embalagens de TNT. Se tiver oportunidade, deixe ventilando, à sombra. Não coloque as roupas para arejar no sol, elas retiram cheiro de mofo na hora, mas depois de alguns dias voltam. Opte por lavar.
  3. Roupas pesadas, como casacos, ponchos, edredons, mantas, e outros, não devem ficar muito sujos. Com o tempo, a sujeira excessiva, estraga as fibras.
    Cardigan Lanvin
    Manchas em roupas de lã, ficam mais difíceis de tirar, se não forem retiradas logo.
  4. As roupas de cama, precisam de cuidado especial no inverno, ou em lugares extremamente frios. Elas devem ser trocadas com a mesma frequência do verão, época de problemas respiratórios e excesso de ácaros, que podem ajudar a piorar qualquer quadro alérgico. Para facilitar, guarde juntos os jogos (lençol, colchas e fronhas). Assim você economiza espaço e tempo. 
  5. Suas roupas de couro, devem ser guardadas, limpas e hidratadas. E obviamente sempre bem secas. Obs.: os hidratantes de couro industriais, são vendidos em sapatarias, ou lojas de produtos de couro.
    Jaqueta de couro Gucci
    Mas alguns itens domésticos, fazem esta função adequadamente. Casacos de couro: para hidratar, um paninho com três gotas de vaselina líquida, são suficientes. Se achar que o pano está muito seco, pode colocar mais três gotinhas. Passe um pano seco, depois de dez minutos, para retirar o excesso. Mantenha-os sempre limpos e hidratados. Podem ser pendurados em cabides largos, para não ficarem marcados. Para lavagem, melhor utilizar serviços de lavanderia, caso contrario, utilize apenas um pano úmido, nunca muito molhado. Se o pano ficar muito sujo, lave-o e torça bem, para passar novamente. Obs.: nunca coloque seu casaco em armário que tenham umidade, próximo a vapor, ou guardados e protegidos em material plástico. Obs²: Se seu casaco possuir forro, melhor utilizar lavanderia, pois se por acaso ficar úmido entre o forro e o couro, você pode ate perder seu casaco.
  6. Deixe seu armário por algum período com as portas abertas, para arejá-lo. Evite também deixar poeira acumulada (alimento para fungo) dentro do armário, principalmente nesta época de frio. Aproveite e limpe os armários com bicarbonato e água (umedeça um pano e polvilhe com bicarbonato). Arremate com um pano e álcool, só para retirar qualquer resquício de produto e ficar bem seco. Não guarde nos armários roupas úmidas, deixe-as secar totalmente.
    Limpeza de gavetas
    Os cabides devem ser resistentes para sustentar as roupas.
  7. Roupas brancas, para que não fiquem com manchas amareladas, guarde-as em saco azul (TNT) ou em papel de seda azul. Podem ser ocasionalmente lavadas com água quente para manter o brilho.
    Camisa fem. Valentino
  8. Blusas de lã: lave delicadamente (a mão ou em sacos para roupas delicadas dentro da máquina), e seque a sombra, na horizontal. Se sua blusa de lã, estiver com uma “carinha” feia, adicione uma duas colheres de shampoo, de boa procedência (de preferencia neutro) na lavagem dela. Além de perfumadas, elas irão ficar maravilhosas. Nunca deixe suas blusas de lã penduradas. Guarde-as dobradas e empilhadas, em prateleiras dentro dos armários.
  9. Vestidos e blazers: devem ser guardados em cabides arredondados (nos ombros, para manterem a estrutura das peças) no local mais alto do armário. Se não for possível, pendure-os dobrados pela metade. Embale-os em TNT ou capa de tecido, principalmente os menos utilizados, ou de festas.
    Blazer feminino
  10. Botas de couro: para guardar, é bom estar hidratada. Você pode hidratar, utilizando hidratante para couro ou até óleo de amêndoa(num paninho macio, adicione três gotas do óleo pela parte de couro toda, deixe uns dez minutos e remova com um pano seco. Se suas botas (cano alto) ficarem em pé, você pode colocar suporte para botas flexíveis
    Suporte para botas - flexível
    (comercializados em lojas especializadas) ou pode fazer bolas com folhas de seda e coloca-las dentro da bota, ou até um rolo de e.v.a, evita que dobrem e façam vinco. Algumas pessoas, utilizam garrafas pet, mas elas bloqueiam a circulação de ar, dentro das mesmas, o que não é ideal.
  11. Edredons e cobertores, podem ser guardados em embalagens a vácuo, depois de lavados e secos. Nunca passe seu edredom, pois diminui seu volume por causa do calor e do peso do ferro.
    Cobertor Scavone
  12. Coloque sachês dentro de seus armários ou gavetas, serragem de cedro, absorvem umidade e ainda perfumam. Podem ser utilizados também saquinhos de sílica gel, ou alguns antimofos que existem no mercado, ou até um pedacinho de giz branco.
Para tirar manchas das roupas
  1. gordura: aplicar talco ou amido de milho, sobre a mancha, deixar secar o talco e retirar, sem pressionar, o ideal é bater a peça.
  2. sangue: lavar com água quente, ou utilizar uma mistura de bicarbonato de sódio com vinagre, ou utilizar água oxigenada (10volumes) diretamente na mancha. Tanto para o bicarbonato, quanto para água oxigenada, deixe agir por dez minutos e lave como de costume.
  3. graxa: utilize uma mistura de bicarbonato de sódio com vinagre. Aguarde por alguns minutos e lave como de costume.
  4. mofo: misture água morna e vinagre branco passe sobre a mancha e deixe secar.
  5. suor: lave em agua quente e aplique vinagre na região. Depois lave como de costume. Só não vale para roupas pretas.
  6. maquiagem: água, sabão e molho.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário