segunda-feira, 16 de julho de 2012

Mini Post - O Internetês


A internet é, sem dúvida, uma grande forma de interatividade, pois é
Laptop
possível conversar com os amigos, ouvir músicas, baixar vídeos, fazer pesquisas e muitas outras coisas.
Para que este espaço “funcione” harmonicamente, utilizamos a netiqueta. Lembre-se, assim como você, alguém estará do outro lado recebendo e-mails, comentários, etc.
Então veja as dicas:

  1. Não ofenda, nem seja agressivo.
  2. Não interrompa, nem fale ao mesmo tempo (MSN).
  3. Na internet, vale o que está escrito, sendo assim, escreva  de forma clara, para evitar mal-entendidos, ou dúvidas.
  4. Escreva corretamente. Uma vírgula errada, ou a falta dela, pode mudar todo o sentido de uma frase.
  5. Pode-se utilizar dos termos próprios da internet – o internetês. Exemplo: “aki”, “tc”, “tb”, “ñ”, “rs”, “kkk”, “aff”, “haha”mas somente para comunicação online. Abreviações e gírias que se usam na internet (para a conversa ficar ágil) não devem ser usadas em outros textos.
  6. Lembre-se que em textos corridos, mesmo em blogs, é preciso adotar a linguagem formal (tradicional) e respeitar as regras gramaticais.  "Bom dia", "Olá", "Oi", "Tchau", "Até mais", "Obrigado", são algumas formas de começar e terminar um e-mail educadamente. Não se esqueça de assinar seu nome.
  7. Se você receber mensagens mal-educadas, não responda.
  8. Emoticons podem ajudam a esclarecer o que você quer dizer, mas não exagere. Não use carinhas sorridentes, tristes ou outras expressões desse tipo.
  9. Não perturbe um amigo se o status dele indicar "ocupado" ou "ausente".
  10. Ao escrever um e-mail, um comentário num blog ou publicar alguma coisa em sites de relacionamentos, use letras maiúsculas e minúsculas.
  11. Não repasse mensagens de “correntes”, piadas ou curiosidades, a não ser que a outra pessoa tenha pedido. Ninguém gosta de receber mensagens indesejadas.
  12. Não mande arquivos muito ―pesados sem antes consultar e pedir permissão, principalmente se o e-mail a ser utilizado for profissional.
  13. Evite mensagens com fofocas, intrigas (de bastidores), sobre colegas e chefias. Fuja de grosserias como dar cantadas por correio eletrônico.
  14. Imprima mensagens realmente importantes. Para que desperdiçar papel?
  15. Utilize a cópia oculta para esconder nomes para quem  enviou a mensagem. É irritante receber um e-mail com mais de 50 endereços e depois duas linhas de mensagem. Sem falar na divulgação sem autorização prévia, de endereço eletrônico.
Até a próxima!

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