terça-feira, 29 de novembro de 2016

Como organizar sua cozinha de maneira prática e fácil!

Sean Madden/Flickr
Manter uma cozinha limpa e organizada é o primeiro e talvez o passo mais importante para um dia a dia mais prático. Afinal, ninguém quer desperdiçar tempo procurando utensílios ou tendo que fazer trabalhos de manutenção como desentupir pia.
Antes de organizar sua cozinha você deve se certificar que ela está totalmente limpa, para isso retire tudo dos armários e gavetas. Depois de esvaziar tudo é hora de iniciar a limpeza, use um produto para essa finalidade e limpe todos os cantos possíveis, depois não se esqueça de secar bem, deixando as portas dos armários e gavetas abertos para ventilar.
Começando a organização

Depois de deixar todos os seus armários e gavetas limpos e secos, está na hora de começar a desapegar daquela panela velha ou daquela travessa que não usa há anos. Você deverá se desfazer de tudo aquilo que não é útil no seu dia a dia, mantendo apenas o que usa com uma certa frequência. No começo pode parecer difícil desapegar de algumas peças, mas isso é fundamental, ainda mais se tratando de cozinhas menores.
Uma tática interessante para não juntar utensílios desnecessários é sempre fazer a substituição dos itens: todas as vezes que você comprar e trouxer algo novo para sua casa, se desfaça de alguma coisa velha – é um jeito de evitar que sua cozinha fique entulhada de coisas que só ocupam espaço e não são tão utilizadas.
Uma visão geral
Depois de manter apenas aquilo que é útil, é hora de abrir todas as portas dos armários e gavetas para ter uma visão ampla de todos os espaços disponíveis, é um jeito simples e prático de imaginar a melhor disposição das coisas. Este é o momento em que você deverá escolher onde colocar todos os utensílios e o jeito mais prático de fazer isso é deixar aquilo que você usa com mais frequência em um lugar de fácil acesso, e que esteja sempre ao alcance das mãos. Já aquele jogo de pratos reservado para ocasiões especiais pode ficar em um lugar mais escondido no alto do armário.
Michael Stillwell/Flickr
Categorizando seus pertences
Quando todas as peças já tiverem seus lugares definidos, é hora de começar a categorizar as coisas, por exemplo: copos, taças, xícaras e canecas devem ficar próximos, pois são da mesma categoria, já os pratos fundos, rasos e de sobremesa também podem ser colocados perto. Assim, quando você precisar procurar por algo, já saberá onde está. 
Para as cozinhas menores, as prateleiras são ótimas opções para ganhar espaço. Nelas podem ser colocados temperos e até utensílios maiores como micro-ondas, torradeiras, etc. As latas e cestinhas organizadoras também são uma alternativa para economizar espaço, pois com elas você consegue manter sua cozinha organizada e ainda decorar o ambiente. Assim, você conseguirá achar e pegar o que precisa de forma prática e com mais facilidade.
Mantendo a ordem
Depois de tudo limpo, organizado e nos seus devidos lugares é só tentar manter tudo limpo e arrumado pelo maior tempo possível. Mudar alguns hábitos vão te ajudar um pouco – por exemplo, sempre procure lavar todas as louças, secar e guardar logo após cozinhar, o que ajudará a manter sua cozinha sempre em ordem e evitará que alguns utensílios sejam guardados em lugares errados. 
Uma cozinha prática, arrumada e com a manutenção em dia evita que você tenha problemas maiores no futuro!
Afinal, ninguém quer chegar em casa depois de um dia de trabalho e ter que gastar o tempo de descanso tentando descobrir como desentupir pia ou procurando um utensílio por muito tempo.

Até a próxima!
Este texto é uma parceria com a Cleanipedia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário