segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Como Fazer Sino dos Ventos!

A pedidos, vamos explicar hoje de maneira simples como se faz o sino dos ventos.
Lembre-se a intenção que vai colocar em seu trabalho é que vai fazer a diferença.
Sino dos ventos de Bambu - Univ Esotérico

Material
1. meio circulo (base) de no mínimo 16cm de aro (de casca de coco, cabaça, ou qualquer tipo de semente dura e resistente, ou mesmo madeira).  
2. dois anéis de madeira (argola para cortina de +/- 8cm), linha para costurar bola de futebol ou linha para redes de pesca e cola quente.

3. hastes de bambu (para pesca). Dica: certifique-se que o bambu está tratado. Utilize para este tamanho de base ao menos 6 hastes de largura mediana. Se optar por bambu fino como “canudinho”, pode utilizar um numero maior de hastes. Elas não precisam ser muito compridas, em média três gomos são ideais. 

4. fita métrica, tesoura e uma serrinha.
5. lápis, furadeira e lixa para madeira.
6. cera em pasta, incolor para polimento, ou verniz (para uso externo, ou marítimo) e pano ou pincel. Itens opcionais.
7. pingente, ou concha pequena (com furo para pendurar) ou semente pequena (com furo para pendurar) ou uma argola feita do próprio bambu para decorar.
Modo de fazer
  1. pegue seu círculo base de coco, com a ajuda do lápis e da fita métrica, divida em seis partes iguais, na circunferência (se utilizar mais hastes, divida pelo numero correspondente). A cada marca faça um furo de cada lado. Utilize furadeira e broca pequena (de 3mm ou menor).
  2. agora serão feitos os furos que irão servir para pendurar seu sino. Serão 3 e ficarão mais próximos ao centro do circulo (+/- 3cm). 
  3. pegue as hastes de bambu. Com a ajuda da serrinha, ou faca de corte, corte uma das extremidades definindo os tamanhos. Suas hastes deverão ter em média três gomos, mas de tamanhos variados. Dica: evite fazer o corte no nó do bambu. 
  4. ainda com a faca de corte, ou serrinha, faça um corte nas hastes do bambu, apenas no ultimo gomo. Para dividi-lo ao meio. 
    A cerca de 1cm do nó, faça uma pequena inclinação, angulo, para dar um acabamento bonito. 
    Passe a lixa delicadamente.
  5. na outra extremidade das hastes do bambu, faça um furo de cada lado para passar a linha. Paralelos ao corte, para que a parte aberta fique para fora, quando pronto.
    Utilize a furadeira com broca de 3mm ou menor.
  6. se você optar por passar a cera de polimento ou verniz, utilize-o agora e deixe secar. Se não for utilizar, passe para o próximo passo.
  7. hora de passar a linha pelos furos e hastes. Pegue um pedaço de linha grande, cerca de 1,20m. Passe a linha em um furo da peça de coco, ou madeira, com o mesmo fio, passe pelos dois furos das hastes de bambu, novamente na peça de madeira, no bambu e assim sucessivamente. Como um bordado. Ao terminar, de um nó nas pontas da linha. 
  8. regule a altura de cada haste. Dica: varie na altura e teste o som, tocando nas hastes. Cada altura dará uma tom diferente ao som.
  9. agora pegue três pedaços de fio de 0,75cm. Para cada furo de sustentação, um fio. Na extremidade superior da casca do coco, prenda os 3 fios em uma argola de madeira e de um nó. Passe cola quente nos furos. Na parte inferior da casca de coco, prenda os fios na outra argola de madeira, mas deixe as pontas penduradas. 
  10. pegue as três pontas dos fios que ficaram penduradas e prenda-as na concha, ou pingente. Dê um nó e coloque cola quente. Feito isto, seu sino estará pronto.
Escolha um local de circulação de ar. Próximo a janelas, portas, em varandas ou sacadas.
Obs..: as hastes de bambu são encontradas em casas de produtos para jardins, jardinagem, ou de pesca. A casca de coco, pode ser encontrada em feiras-livres.
Que ele lhe traga boas energias e vibrações.

Até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário