segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Arremates Para o Teto - Faça Você Mesmo!

Você já deve ter visto em alguns ambientes como casas, restaurantes, lojas, entre outros, os arremates de teto. 

www.gart.com.br


www.gart.com.br

Os arremates, começaram a ser utilizados em muitas reformas para se evitar o “quebra-quebra”, na hora de “puxar” os fios, para fazer uma nova instalação elétrica, ou simplesmente para dar acabamento a parede e teto. 
www.gart.com.br/roda teto t4



Mas os roda-tetos, ou arremates de teto, caíram no gosto de decoradores, arquitetos e do publico em geral. As versões anteriores em gesso, faziam muita sujeira, e demoravam um período bem maior para aplicação se fossem utilizadas em grandes metragens. Assim, os modelos em gesso ficaram principalmente para residências novas, em construção ou grandes reformas.
Com o roda-teto em poliestireno extrudado (EPS ou Isopor), tudo ficou muito mais simples. Sua aplicação é fácil, rápida, sem sujeira e seu preço bem acessível.  Eles dão um perfeito acabamento aos tetos, deixam os ambientes mais elegantes e ainda cobrem pequenas imperfeições (entre teto e parede).

Roda-Teto
São aquelas molduras colocadas entre teto e parede. Podem ser fininhas, largas, ou até duplas. Em poliestireno extrudado (EPS ou Isopor) em barras de 2.000 mm (medida usual) de comprimento com superfície lisa e verso canelado para melhor aderência da cola.

Guia de Instalação – www.gart.com.br

Início da instalação
Meça as paredes onde será instalada a moldura e acrescente 10% de perda. Pegue uma barra da moldura e a posicione contra a parede e o teto a fim de marcar a linha guia para a instalação (fig.1.) Posicione a moldura na caixa de corte, como se a base de corte fosse o teto e a lateral, a parede (fig.2). Inicie a instalação por um canto interno da sala.

Cantos Internos
Pegue dois pedaços da moldura. Posicione-os contra a parede e o teto. Pegue o pedaço da esquerda e ponha de cabeça para baixo na caixa de corte (lembre-se que a base da caixa de corte é o teto e a lateral, a parede). Corte a moldura com a serra de fita direcionada para o lado esquerdo (fig.3). Em seguida, pegue o pedaço da direita e ponha de cabeça para baixo na caixa de corte. Corte a moldura com a serra de fita direcionada para o lado direito (fig.4.).

 Cantos Externos
Pegue dois pedaços da moldura. Posicione-os contra a parede e o teto. Pegue o pedaço da esquerda e ponha de cabeça para baixo na caixa de corte (lembre-se que a base da caixa de corte é o teto e a lateral, a parede). Corte a moldura com a serra de fita direcionada para o lado direito (fig.5). Em seguida, pegue o pedaço da direita e ponha de cabeça para baixo na caixa de corte. Corte a moldura com a serra de fita direcionada para o lado esquerdo (fig.6).

 Aplicação
Sempre verifique se as peças (canto e perfis) se encaixam colocando-os sobre as marcações da parede ainda sem a cola. Se necessário use o estilete para ajustar os cortes nas molduras. Aplique a cola sobre a moldura e as emendas (fig.7). Pressione a moldura contra a parede seguido as marcações (fig.1). Remova o excesso de cola com uma espátula e limpe as juntas e as bordas com uma esponja úmida. Espere a cola secar por aproximadamente 6 horas, se necessário utilize uma lixa d’água fina nas emendas e pinte com qualquer tinta a base de água.

Rosetas
www.gart.com.br

São aqueles círculos que ficam ao redor das base dos lustres no teto, ou em alguns casos, até sem os lustres, decorando, apenas. Em poliestireno extrudado (EPS ou Isopor), variam no tamanho do diâmetro.
Guia de Instalaçãowww.gart.com.br
Início da instalação
Faça um furo na roseta a fim de passar os fios da eletricidade e o cabo de sustentação do lustre (se for utilizar com lustre). O diâmetro do furo não deve ser maior do que o diâmetro da canopla que geralmente acompanha o lustre.
Aplicação
Ponha a roseta de cabeça para baixo, aplique a cola Decoflair nas extremidades da peça (fig.8). Pressione a roseta contra o teto. Remova o excesso da cola com uma espátula e limpe a borda com uma esponja úmida. Pinte a roseta com qualquer tinta.

Molduras no Teto – Apliques
São molduras aplicadas diretamente no teto, delimitando um espaço, dando a impressão de um “quadro”. Em poliestireno extrudado (EPS ou Isopor). Para esta função são utilizados os modelos chamados de “apliques”, pois tem o verso liso para a utilização da cola aderindo perfeitamente ao teto. O modo de instalação é o mesmo da roseta, quando utilizada sem furo para o lustre.
www.gart.com.br/apliques

Dicas
  • numa decoração mais clássica, você pode utilizar o roda-teto, a roseta e ainda um aplique ao redor da roseta. Combine os tons do roda-teto com a roseta e faça o espaço delimitado pelo aplique de um tom mais claro, onde será inserida a roseta.
  • numa decoração mais clean, utilize apenas o roda-teto.
  • numa decoração mais romântica, e para quartos de meninas, principalmente, você pode colocar roda-tetos e roseta e até moldura no teto. Utilize cores suaves, tons pasteis, contrastando com o branco ou creme (marfim) dos arremates.
  • numa decoração de quarto de meninos, você pode utilizar o roda-teto colorido, contrastando com uma parede de cor mais forte e as outras paredes em marfim, por exemplo. Para quarto de meninos não utilize roseta. Já a moldura, pode ser utilizada, mas em modelos mais retos, com menos detalhes.
  • se você utiliza papel de parede, e eles tiverem motivos florais, geométricos, utilize os roda-tetos de preferência em branco ou creme (marfim), eles darão um toque requintado.
  • se você mesmo(a), for instalar seu roda-teto e gostar de bricolagem, você pode dar toque de cor e até um efeito patinado, fica bonito e personalizado.
  • se sua parede for colorida os roda-tetos brancos ou cremes (marfins), vão realçar ainda mais seu ambiente.
Fonte do guia de instalação - http://www.gart.com.br
Boa bricolagem!
Até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário