domingo, 28 de julho de 2013

Sementes que valem ouro à sua saúde!

Sementes oleaginosas, são indispensáveis à saúde, você sabia?

Presentes nas mesas, principalmente por aqueles que desejam levar uma vida mais natural, deixando de lado a tradição de serem apreciadas apenas nos finais de ano.
Mas o que fazem delas sementes de ouro?


Sementes ou frutas oleaginosas, possuem as gorduras do bem, necessárias ao bom funcionamento do organismo, fibras, que ajudam a dar saciedade e como consequência, a perda de peso.  Em suas composições encontram-se as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, vitaminas, minerais, ácido fólico e ômegas.
O que estas sementinhas que valem ouro podem fazer por você? E quais são elas?
Amendoas

Amêndoas = rica em potássio, magnésio e vitamina E. Auxilia na diminuição do colesterol ruim, aumenta o colesterol bom, protegendo o coração. E auxilia a manter cabelos e unhas fortes e saudáveis. São 4 unidades/dia.

Amendoim =
Amendoim
uma espécie popular, é rica em gorduras poli-insaturadas, fito esteróis e vitaminas do complexo B. Diminui o colesterol ruim e afasta rico de doenças no coração e auxilia a memória. Podem ser consumidos 1 col. de sopa/dia.

Avelãs = rica em ômega, cálcio, possui anti-inflamatórios natural.  E dão sensação de saciedade. Podem ser consumidos até 5 unidades/dia.
Castanha de Caju = rica em gorduras monoinsaturadas, aminoácidos, cobre, potássio, fósforo, vitaminas do complexo B, magnésio e zinco. Possui ação relaxante, ajuda na prevenção de osteoporose e ainda mantem o ritmo cardíaco em ordem. Podem ser consumidas até 5 unidades/dia.
Castanha de Caju

Castanha da Índia = ricas em vitaminas, flavonoides e saponinas, são ideais para o aparelho circulatório, varizes, cólicas, dores nas pernas. Mas atenção: não devem ser utilizadas por grávidas, crianças até 8 anos, lactantes e pessoas com insuficiência renal/hepática.  Podem ser consumidas em chás ou capsulas.
Castanha do Pará = fonte de selênio, fibras, cálcio, magnésio, aminoácidos, vitamina A, E e ômega 3, é antioxidante, ajuda na formação dos hormônios da tireoide, melhora o sistema imunológico e reduz o risco de câncer, de próstata, é um deles. Mas só pode ser consumida por adultos e apenas 1 unidade/dia.

Macadâmia =
Macadâmia
fonte de gorduras monoinsaturadas, são as sementes da beleza e ainda previnem doenças do coração. Só 3 unidades/dia.
Nozes = fonte de cobre, potássio, ferro e arginina. Geram energia, combatem o envelhecimento, previnem doenças do coração, falta de memória e até alguns tipos de câncer. São até 5 unidades/dia.

Nozes Pecã = ricas em vitamina E, fito estrogênio, antioxidantes, cálcio e selênio, possuem ação anti-inflamatória, reduzem colesterol e ajudam a fortalecer o musculo cardíaco, entre outros. Podem ser consumidas até 3 unidades/dia.
Pistache = rico em vitamina E, B6, ajuda na prevenção contra alguns tipos de câncer.
Piatache
Evita a depressão, ajuda no controle do colesterol ruim e ainda tem ação prebiótica. São 4 unidades/dia suficientes.

Não se engane, algumas possuem valor calórico elevado, mas seus benefícios são superiores a isto.
Agora, pode incluir oleaginosas em sua alimentação, para a saúde ficar ok.
Até a próxima!

2 comentários:

  1. Sou consumidora da castanha do Pará, consumia várias ao dia até ler seu artigo. Ótimas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erika, Feliz 2014!
      Fico contente que tenha gostado. Também sou consumidora, como vc, mas temos que respeitar a quantidade certa, é sempre melhor!
      Bjs Mari

      Excluir