quarta-feira, 19 de junho de 2013

Arquiteto, já contratou o seu?


Você é daquelas pessoas que acham que arquitetos são profissionais caros, que entram nas casas, apenas para colocar “bibelôs” aqui e ali? Se enganou!

O arquiteto, é um profissional responsável pelo projeto, execução e
Arquitetura
supervisão de sua obra (não necessariamente da casa toda). Seu projeto pode ser fracionado, o que o torna mais acessível.
Então, quando devo contratar um arquiteto? Para responder a esta e a outras dúvidas, conversamos com a arquiteta Andréa Fernandes, amiga do blog.

Segundo Andréa, o arquiteto vai conceber um projeto, de acordo com as necessidades físicas e emocionais de cada cliente. Temos uma visão humana, comportamental, lúdica e até filosófica.  Diferente de um engenheiro civil que vai apenas executá-la. Mas as pessoas tem alguns enganos (equívocos) sobre esta profissão, ou sobre o trabalho de um arquiteto. Veja:
Tira dúvidas com arquiteta Andréa
Arquiteta Andréa

  1. para uma pequena reforma, devo chamar um arquiteto? Resp: sim, para que ele possa analisar aspectos estruturais (vigas, lajes, etc.) e dar sugestões de aproveitamento espacial.
  2. para construir uma casa ou um sitio, contrato? Resp: sim, sempre...o arquiteto irá criar um projeto dentro das suas necessidades levando-se em conta aspectos espaciais, estruturais, orçamentários e físicos.
  3. posso reformar só um ambiente? Resp: claro, muitas pessoas realizam reformas parciais, um ambiente por vez.
  4. projetos são só para obras grandes? Resp: não, projeto é muito bem vindo, sempre.
  5. arquiteto ajuda na escolha de materiais? Faz orçamentos? Resp: certamente, na concepção de um projeto, ele tem em mente os materiais a serem utilizados. Fará um contrato, além do projeto, orçamento de materiais para execução e acompanhamento da obra.
  6. por quê, devo ter arquiteto, qual vantagem? Resp: porque o arquiteto tem uma visão que transcende o aspecto meramente espacial, e possui a sensibilidade para  entender as necessidades pessoais e familiares, respeitando limitações de orçamento e utilizando de muita criatividade para chegar ao resultado esperado e necessário.
  7. é muito caro? Resp: Não acho que essa seja a colocação correta. Há que se fazer uma análise de custo/ benefício. Acredito que hoje em dia, esse tipo de contratação está bem mais acessível. Normalmente, cobra-se um percentual sobre a m2 do projeto, mas nada que uma boa conversa entre as partes não possa resolver.
  8. o arquiteto tem equipe: mestre de obra, marceneiro, pintor, etc. ? Resp: normalmente, sim uma equipe   terceirizada, mas sempre de sua confiança.
  9. o projeto inclui paisagismo e decoração? Resp: Pode incluir, se for contratado. Mas é separado do projeto arquitetônico.
  10. só com planta baixa dá pra fazer orçamento, ou é necessário uma visita local? Resp: para orçamento inicial, pode-se fazer apenas com a planta baixa, mas é sempre interessante visitar o local, pois o mesmo pode oferecer situações que encareçam a obra, como terraplanagem, aterro, ou até mesmo soluções estruturais que somente pela planta baixa, não conseguimos identificar.
Obs.: no caso de outras dúvidas, entre em contato com a arquiteta, Andréa Fernandes.
a38fernandes@globo.com 

Agora que já tem mais detalhes, fica bem mais fácil planejar sua reforma, ou obra. Lembre-se seu projeto é único e deve ser tratado como tal!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário