sexta-feira, 5 de abril de 2013

As Cores nos Ambientes

Você já sabe que as cores, assim como os aromas alteram os ambientes e nossas reações, certo?
Então vamos ver como podemos utilizar estas cores. Criar efeitos, dar mais aconchego, etc.
Para melhor utilização das cores, você deve levar em conta alguns fatores:
  1. iluminação – natural, artificial, direta ou indireta.
  2. tamanho do ambiente – grande ou pequeno.
  3. estado das paredes que receberão as cores (tintas).
  4. a que se destina este espaço.
Modo de fazer:
  • se você quer que sua casa tenha um ambiente tranquilo, deve usar tons suaves, claros ou pastéis.
  • se você quer que sua casa tenha um ambiente claro, alto astral, utilize branco total e apenas detalhes da decoração bem coloridos.
  • se você quer que sua casa pareça maior use cores frias nas paredes (sensação de amplitude). Para não ficar um espaço muito “frio”, utilize acessórios coloridos.
  • se você quer “diminuir” espaços ou torna-los mais aconchegantes e íntimo, utilize cores quentes. Mas evite utilizar estes tons em copas, cozinhas ou salas de  jantar.
Dicas:
  • não é necessário utilizar as cores em todas as paredes. Pode apenas coloca-las numa parede, 1/2 parede ou em acessórios. Nos quartos, pode utilizar cor em meia parede, border, ou papel de parede.
  • observe se a área será de grande movimento, para evitar tons que agridam as pessoas, ou que passem “informações” indesejadas. Em áreas com alta circulação de pessoas é necessário saber a mensagem que se quer passar, antes da tinta ir à parede.
  • nas salas, ao menos uma das paredes deve ter uma cor contrastando. E acessórios devem combinar com a cor escolhida para este ambiente.
  • nos banheiros, use branco, verdes e beges. Evite o preto, melhor o cinza escuro.
  • na cozinha, utilize o branco, que vai dar o aspecto de limpo e coloque cor em seus moveis e objetos (pode utilizar eletrodomésticos pretos, por exemplo), colocar as portas dos armários laranja, verde ou azul. Além de ficar atual, é agradável o colorido na cozinha.
  • nas lavanderias use o branco e coloque cor nos objetos e armários.
  • no corredor que dá acesso aos quartos, coloque cor em uma das paredes.
  • lembre-se: o branco é “limpeza”, luz e ótima base, mas a cor é necessária, pois animam e tornam os ambientes mais agradáveis.
Alguns exemplos:
Amarelo: estimulante e criativa. Ideal em áreas de estudo. Também ideal para empresas que utilizam estudo (escolas) ou necessitem de alta concentração. Também são ideais para bares e restaurantes, mas nada de excessos.
Azul: fria e calma baseada no violeta e verde. Ideal para ambientes que buscam equilíbrio emocional, quartos infantis, de adolescentes. Bom para empresas, mas melhor ter cuidado, pois podem relaxar muito os funcionários, atrapalhando seu rendimento.
Bege/Palha: neutra, calma e pacifica, baseada no branco e marrom. Bom para qualquer ambiente, mas utilize com moderação, pois em excesso, nos ambientes, “corta” a alegria. Preferencialmente utiliza-lá em residências.
Branco: claro, fria. Em ambientes pequenos, dá impressão de amplitude. Passa imagem de ambiente limpo, claro, e combina com qualquer espaço sem erro. Mas para residências, evite apenas branco, pois com o tempo ajudam a dar angustia.
Dourado: criativa, glamorosa, baseada no ouro. Ideal para detalhes em todos os ambientes. Nos quartos, cuidado com excessos, caso contrário ao invés de ficar com um ar glamoroso, ficará parecendo “quarto de perua”. Em empresas, detalhes em dourado são sempre bem vindos, pois ajudam a trazer riqueza, prosperar.
Laranja: estimulante, baseada no amarelo e vermelho. Ideal para ambientes que vão estimular a criatividade, como quartos de brincar, e para lugares de convivência (salas de estar, jantar e intimas). Também ideal em empresas, como agências de publicidade, marketing, para estimular a comunicação e criatividade. Também podem ser colocadas em restaurantes e bares, pois estimulam o apetite.
Magenta: vibrante, baseada no vermelho e violeta. Ideal para espaços amplos, com alta circulação de pessoas. Também é ideal para empresas, que necessitem incentivar funcionários
Marrom: clássica e sólida. Para residências utilizar tons mais terrosos. Ideal para tornar o ambiente mais envolvente e intimo. Também pode ser utilizado em escritórios onde se deseja um laço estreito entre cliente e empresa.
Prateado: criativa, baseada na prata. Ideal para detalhes em espaços ligados a tecnologia, como home theater. Também ideal para empresas ligadas a tecnologia, informática, e-commerce, etc. Moderna e atual, ligada a evolução e acessórios tecnológicos.
Preto: neutra. Ideal para ambientes em que se deseja um ar sofisticado. Bom em residências, é bom calcular bem onde utilizar, para não ficar carregado.
Rosa: a cor das meninas e adolescentes. A cor feminina, da Barbie, das princesas. São utilizadas, e muito nos quartos das meninas, mas cuidado com o excesso, pois pode gerar cansaço emocional. Então, use e abuse da dupla branco/rosa, evitando toda a carga do rosa.
Roxo: relaxante. Uma cor delicada, pois para alguns significa nobreza, alegria, para outros “incomoda” e deprime. Melhor utilizada em residências.
Verde: é a cor que tranquiliza, combate estresse, mau humor, ao mesmo tempo equilibra, da energia. Pode e deve ser utilizada em banheiros, em ambientes de pessoas acamadas, ela é ótima para renovação.
Vermelho: estimulante, traz energia e sensualidade. Ideal para salas, pois favorece a comunicação. Cuidado ao utiliza-la próximo a salas de jantar, copa e cozinha, pois estimula o apetite.
Violeta: a cor da tranquilidade, da espiritualidade. Ela é ideal para quartos, salas intimas, de leitura. Uma cor que acalma e transmuta. 
Agora, escolha sua cor e desfrute de seus benefícios.
Até a próxima!

8 comentários:

  1. O uso de cores nos ambientes de casa traduz o modo de ser dos indivíduos.
    Saber o que cada cor proporciona de ajuda na hora de mudar o visual da casa.
    Muito boa a matéria. Sucesso!
    Meu cordial abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yolanda,
      tudo bem?

      Verdade, cada detalhe dentro de uma casa, reflete um pouco de nós. Nosso objetivo foi deixar "fácil" este momento.
      Obrigada.
      Abraço,
      Mari

      Excluir
  2. Olá!
    Vim conhecer o blog e adorei!!!! Muita coisa boa por aqui, já estou seguindo!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ateliê,
      tudo bem?

      Obrigada. Que legal que gostou!
      Estamos a disposição.
      Beijos
      Mari

      Excluir
  3. Olá!!!
    Passei para conhecer e adorei td, vcs tem muitas dicas legais e interessantes...
    Parabéns!! td muito bonito e explicadinho...
    Já estou por aqui...
    bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edna,

      tudo bem?
      Obrigada. Fique a vontade.

      Estamos a disposição, ok?
      Bjs Mari

      Excluir
  4. adorei o blog.. e as dicas são maravilhosas. a gente sempre precisa estar atualizada.
    parabéns!
    beijos
    Edna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edna,

      tudo bem?

      Que bom que gostou, ficamos muito felizes.
      Do jeito que as coisas andam depressa, é muito importante saber, ter informações e não perder nada.
      Estamos a disposição.
      Beijos
      Mari



      Excluir