quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Redes Sociais, sabe como?

Nos tempos em que se vive conectado, conversando, curtindo, dando mais e/ou compartilhando, as redes sociais passaram a ser extensão, para alguns da família, para outros da vida.

Mas, o que se pode e o que se deve fazer nas redes sociais? Ou ainda, o que não se pode fazer?
Vamos lá.

As redes sociais são meios de comunicação, espaços para você estar em contato com os amigos, com a família, colegas de trabalho, entre outros. Neste espaços, você pode mostrar o que vê de novidade, mostra aos seus contatos coisas legais, interessantes e momentos de sua vida, com agilidade e em tempo real. Até ai, sem muitos problemas.
O ponto é, caso sua conta não seja privada (para um grupo seleto de pessoas), ela fica aberta e você exposto nas redes. Aí começam os problemas.

Fora do ar

Quando você se expõe, mostra sua selfie, diz onde está, endereços, detalhes de sua vida, sua vida fica exposta e sua segurança vulnerável. Além disto, você estará sujeito aos comentários e “julgamentos”, nem sempre simpáticos e agradáveis das redes.
Diante disto, suas opções são: ou faz uma conta privada, ou não se exponha aos extremos.
Algumas dicas de bom senso nas redes:
Pngtree
  • não diga ao outro o que você não gostaria de ouvir de ninguém.
  • leia e pense, antes de falar bobagens.
  • não “esculache” na selfie alheia. Respeite o trabalho dos outros.
  • quando for comentar, seja educado e cuidado com o português. Uma pessoa que não sabe o que dizer, fará um grande favor se ficar de boca fechada.
  • algumas pessoas “procuram” assuntos polêmicos e jogam toda sua “raiva” sobre o assunto. Erradíssimo! Ninguém tem nada com seus problemas. Ofender os outros não vai mudar sua vida, nem resolver seus problemas e dependendo do caso, pode arrumar mais um.
  • se a celebridade, não lhe agrada, veja outra, mas lembre-se que há espaço para todos. Assim como eles, sua selfie, pode não agradar a todos.
  • não solte noticias fake. O mundo já tem problemas demais, para mais uma atitude imprudente. Antes de compartilhar, veja se procede a informação.
  • dê opiniões, se entende do assunto. Pergunte, tire suas duvidas, caso não saiba. Afinal ninguém nasce sabendo.
  • tenha cuidado com seus dados pessoais. Evite problemas futuros. Se você não é celebridade, não ganha cachê para divulgar, lembre-se: tudo em excesso enjoa. Em algum momento, as pessoas irão passar direto por suas fotos e nem like farão.
  • use as redes para compartilhar coisas interessantes, engraçadas e que possam ser uteis à outras pessoas, também.
  • se você for vitima de ataques, ofensas ou ameaças, denuncie. Existem leis para proteger você.
Por isto, antes de publicar qualquer coisa nas redes, lembre-se: nunca se sabe quem está atrás do computador, tablet, ou smartphone. E aí, vai compartilhar o que?

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário