quarta-feira, 11 de março de 2015

Dicas de como higienizar a sua casa!

Manter a casa limpa é uma tarefa que parece nunca ter fim, especialmente com a correria do dia a dia, não é? Até porque além da organização cotidiana, de tempos em tempos é preciso uma higienização mais profunda dos cômodos da casa para proteger a saúde da família.  
Mas a limpeza pesada não precisa, necessariamente, ser uma tarefa difícil ou trabalhosa. Com alguns truques e dicas fica muito mais fácil higienizar a casa sem perder muito tempo. Confira como arrumar o quarto, faxinar a sala, limpar o banheiro e a cozinha:

Sala 
Os tapetes, cortinas e almofadas precisam ser lavados regularmente para remover manchas e poeira. Já o sofá pode ser aspirado. Dê uma atenção especial às frestas para remover eventuais migalhas e sujeiras que ficaram acumuladas.

Faça o mesmo para remover teias de aranha dos cantos e insetos das luminárias. Finalize passando um pano com água e vinagre nos móveis e objetos que acumulem pó como molduras dos quadros e enfeites.   
Dica de ouro: se você tiver aparelho de ar condicionado, o filtro deve ser trocado pelo menos uma vez por mês para evitar o risco de doenças respiratórias.  
Aspirador de pó e água - Electrolux
Cozinha 
Para limpar a geladeira e o freezer por dentro, passe um pano umedecido numa solução com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para dois litros de água. O forno do fogão, por ser mais difícil, pede limpadores específicos para essa tarefa. Já para o exterior dos eletrodomésticos, use uma esponja macia e sabão neutro. A limpeza dos pisos e azulejos pode ser feita com um pano com desinfetante. Finalize passando um pano seco. Sua cozinha vai ficar brilhando! 
Dica de ouro: para esterilizar a esponja de lavar louças, coloque ela semanalmente no micro-ondas por um minuto. Antes, não esqueça de umedecer a esponja.   
Crédito Todd Baker
Quarto 
Guarda-roupas, cômodas, penteadeiras e escrivaninhas devem ser higienizados em partes. Primeiro, tire tudo que tiver dentro e limpe as gavetas e o interior dos móveis com um pano úmido com vinagre. E por que já não aproveitar para separar para doação as roupas e objetos que você não usa há mais de um ano? O próximo item é o colchão. Lave e troque a capa protetora mensalmente. Veja aqui mais dicas de como arrumar o quarto.
Dica de ouro: os bichos de pelúcia das crianças ficam uma graça nas prateleiras, mas acumulam poeira e ácaros. É recomendado lavá-los a cada seis meses.  
Banheiro 
Para proteger as suas mãos, não deixe de usar luvas! Comece retirando o lixo do banheiro e remova tudo o que estiver por cima das bancadas, para passar um pano com desinfetante nas superfícies. Depois, passe uma escova com água sanitária no vaso e higienize o assento com álcool. Por fim, aspire o chão para remover cabelos e outras sujeiras e finalize passando um pano de chão com desinfetante. Pronto, seu banheiro está higienizado! 
Crédito Lusi
Dica de ouro: coloque um potinho anti-mofo no gabinete do armário para ajudar a absorver a umidade e ajudar a conservar por mais tempo o que estiver guardado.   
Você tem algum truque secreto para higienizar a sua casa? Suas dicas são bem-vindas nos comentários!

Até a próxima!
Este texto é uma parceria com a Cleanipedia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário