segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Como Limpar Madeira!

Uma das partes mais importantes da rotina doméstica é saber como limpar a casa, principalmente conhecer os produtos e utensílios corretos que não danificam nem deixam marcas em móveis, estofados, carpetes ou um chão de madeira por exemplo.
No caso dos móveis de madeira, as dúvidas geralmente são em relação à melhor maneira de deixá-los limpos e com aspecto de novo por mais tempo. O segredo, por incrível que pareça, é bem simples: água.
Qualquer superfície encerada, envernizada ou selada com algum processo químico pode ser facilmente limpa com um pano umedecido em água.
Detergentes ou produtos químicos específicos podem deixar a superfície limpa e com brilho hoje, mas com o tempo a abrasividade pode remover o verniz ou até a camada protetora da madeira, causando manchas ou danificando o selante.
Mas e os produtos lustra-móveis? Como o nome bem diz, eles lustram e deixam a superfície brilhosa, mas não limpam. Aliás, eles tendem a acumular com o tempo e alguns podem manchar a madeira se forem usados incorretamente ou aplicados diretamente sobre o móvel. Se for usar, a dica é sempre espalhar o produto em um pano antes de aplicar.
Fórmica e laminados melamínicos de madeira
São os móveis feitos de MDF e os armários de cozinha, por exemplo. Use apenas um pano macio umedecido em água. Para tirar mancha de óleo ou qualquer outra de difícil remoção, umedeça o pano em uma solução de água e um pouco de detergente neutro. Evite produtos concentrados ou limpadores multiuso: eles podem manchar ou deixar a superfície fosca.
Foto: Steve Larkin   
Móveis laqueados
A característica de um móvel laqueado é o brilho extra, quase plástico. Então quase não tem atrito ou retenção de sujeira. Use apenas um pano de microfibra seco para tirar a poeira. É importante não usar pano de outro material, pois este acabamento arranha fácil. Passar um lustra-móveis de vez em quando pode ajudar a dar brilho, mas verifique antes as instruções do rótulo do produto para ter certeza de que ele pode ser aplicado em móveis laqueados.
Foto: Frédéric Bisson
Madeira tratada e envernizada
São a maioria dos móveis de madeira maciça ou madeirames externos de varandas e quintais. Eles também podem ser limpos apenas com água ou uma solução com detergente neutro no caso de sujeiras difíceis. A limpeza é bem simples: com um espanador ou um pano de microfibra, remova a poeira excedente. Passe um pano úmido para a limpeza efetiva. Para dar o brilho final, use um lustra-móveis adequado para este tipo de madeira e lembre-se de espalhar o produto em um pano, ao invés de aplicar diretamente no móvel.
No caso de madeiras expostas ao sol, chuva, maresia e vento, como a de varandas e móveis externos, além de limpos, eles devem ser lixados e receber uma nova camada de verniz protetor ao menos uma vez por ano.
Foto: Yun  Huang Yong   
Madeira sem acabamento
Para saber se o seu móvel de madeira não possui acabamento, derrame algumas gotas de água sobre ele. As gotas serão absorvidas e formarão manchas que desaparecem quando secam. Por ser bem mais sensível, a madeira sem acabamento requer alguns cuidados especiais. O primeiro é espanar ou retirar o pó com um pano de microfibras. O aspirador de pó também pode ser usado com o bico de escova. Nada de água ou produtos de limpeza, pois eles podem se misturar com a sujeira e criar manchas profundas onde a madeira absorver a umidade.
Foto: the second fiddle
Madeiras enceradas
Alguns móveis bem antigos e de aparência escura possuem acabamento encerado. A limpeza também é simples, com um pano úmido e pouquíssimo detergente para remoção de manchas ou gorduras. Manchas esbranquiçadas de água podem ser removidas com um pouco de pasta de dentes em um pano úmido. Esse tipo de móvel costuma ser herdado ou um achado precioso. Por terem uma proteção mais frágil que verniz, precisam de manutenção anual, mas que um pouco de cera sólida resolve.
Foto: Castaway Vintage   
Mesmo tomando todos esses cuidados com seus móveis de madeira, lembre-se que cedo ou tarde o acabamento deles acaba se desgastando. Vernizes têm a característica de perder o brilho e a capacidade selante com o tempo, ainda mais se o móvel estiver suscetível à intempéries. Manchas de queimado, produtos abrasivos, cigarro e até óleo podem ser resolvidas com uma boa lixa e uma aplicação nova de verniz ou tinta. Agora que você já sabe todas essas dicas, quem sabe não é a hora de renovar aquele móvel deixado no canto porque estava manchado ou precisando de uma limpeza?                                                                                                    Este texto é uma parceria com a Clanipedia.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário