quinta-feira, 17 de julho de 2014

Café Gourmet!

Para a maioria de nós, brasileiros, o habito de tomar um cafezinho é unanimidade.www.graosupremo.com.br
De uns tempos para cá, o mercado começou a oferecer um tipo de café diferente, com sabor mais apurado, o café gourmet!
Café gourmet é o nome que recebe a bebida e grãos do café de qualidade superior ou especial. É um café cultivado em solo e clima adequados, além de técnicas de manejo, moagem e torragem diferenciadas.Getty Images
No Brasil, os melhores grãos são produzidos no sul de Minas Gerais, na região Alta Mogiana em São Paulo e em Pieta, na Bahia.


Mas como reconhecer um café gourmet? Veja as dicas:


  • a embalagem deve especificar o tipo de grão, no caso, deve ser 100% arábica, que é o grão nobre,  colhido manualmente. Tem melhor aroma e menos cafeína que o grão robusta, usado no dia a dia.Café GourmetBaggio gourmet
  •                                         
  • a coloração é ligeiramente esverdeada, não sendo tão escuro quanto o comum.
  • quando degustar, o sabor deve ser mais adocicado e intenso , não deixando a boca amarga.
  • pode ser do tipo aromatizado, orgânico ou descafeinado (indicado para pessoas que querem evitar a cafeína, sem abrir mão do sabor).
Você pode degustar o café gourmet em cafeterias, preparado por baristas, escolhendo o sabor conforme seu paladar. Ou pode adquirir o pó de café, em mercados em embalagens de 250g, 500g e 1 kg. O preço é um pouco maior, mas vale a pena.
Há a opção em grãos, para moer na hora de preparar a bebida. É necessário ter um moedor manual ou elétrico, um mimo. Também estão disponíveis em cápsulas, para máquinas de café como a Nespresso. Atualmente, algumas empresas nacionais, estão produzindo capsulas de café gourmet, compatíveis com a Nespresso, a um preço mais acessível e com muita qualidade também. Um exemplo, e a Lucca Café, que vende suas cápsulas pela internet.villa-cafe-gourmet Ainda quanto ao modo de preparo, encontra-se moído para expresso, moído para cafeteira italiana, moído para cafeteira francesa e sachê.  Confira!www.cafeclubestore.com.br
Importante: prepare sempre o seu café com água mineral, pois o cloro da agua da torneira afeta o sabor e até o aroma da bebida.
Que tal um cafezinho?
Se for gourmet, melhor!
Até a próxima!

2 comentários:

  1. Eu amo cafezinho, eu piro no cafezinho, não vivo sem cafezinho,kkkk, já estou louca pra experimentar esse goumert, deve ser dos fortes e bom...beijinhos!!!

    Lisbella Fashion

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lisiane, tudo bem?
      Igual a mim. Amo café. Eles podem ser encontrados na versão forte e na versão mais suave. Mas são maravilhosos!!!!!
      Beijinhos

      Excluir