O anfitrião
- antes de convidar alguém, é preciso saber quantas pessoas sua casa comporta, para poder oferecer o mínimo de conforto para seus convidados.
- programe roupas de cama e banho para todos.
- programe também as compras do mercado, montar um cardápio para cada dia ajuda bastante.
- se você não tem uma secretária para ajudar, convoque o marido e filhos para dar conta do recado.
- planeje passeios, compras, ou o que sua região oferecer, como praias, parques, etc..
- mostre sua casa e explique onde ele(a) irá ficar, colocará seus pertences, etc. Dê um tempo para que ele(a) se instale.
- comunique a seus hospedes o horário para refeições (principalmente café da manhã), assim como a hora de acordar e dormir. Sua casa tem uma rotina, que deve ser respeitada, até para que tudo funcione perfeitamente. É claro, que vocês poderão combinar outros horários sem problemas.
- aceite ajuda para as pequenas tarefas domésticas, como por exemplo colocar a mesa, lembre-se seu convidado pode estar querendo ser gentil e útil.
- aceite também, se seu convidado, por exemplo, trouxer o jantar, ou o vinho, ou frutas. Agradeça e sirva o que ele trouxe, é muito indelicado dizer que não precisa, que não quer, você pode ofende-lo.
- por ultimo, evite brigas e discussões na frente de seus convidados, deixe as diferenças para depois, procure manter um clima de harmonia. Nada de constranger seus convidados.
- procure seguir as regras da casa, horários de refeições, acordar e dormir. Em caso de dúvidas, pergunte aos donos da casa.
- não deixe seus objetos pessoais, em espaços comuns, principalmente em banheiros, se for dividir com outras pessoas. Nem deixe de levar seus objetos pessoais, como nécessaire com sabonete, desodorante, escova e pasta de dentes, escova de cabelo e maquiagem se for o caso. É extremamente desagradável ficar pedindo estes objetos aos donos da casa.
- mantenha suas roupas em ordem. Não jogue roupas pela cama, chão, afinal você não está na sua casa.
- não chegue de mãos vazias, leve um presente ou agrado para seu anfitrião.
- se não houver empregados domésticos, ofereça-se para ajudar nas tarefas do dia a dia.
- jamais reclame das acomodações e muito menos da comida.
- ofereça um almoço ou jantar em um restaurante, serve pizzaria, lanchonete, retribua as gentilezas.
- compre frutas, sucos, bebidas, sobremesa, fica delicado e bem simpático.
- não prolongue a estadia, parta no dia combinado, a não ser que tenha um convite para ficar mais tempo.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário