segunda-feira, 21 de março de 2016

Como Pintar Azulejos – DIY!

Você já deve ter ouvido falar em pintura de azulejos ou já viu alguma parede assim, certo? Mas conhece os detalhes?
A pintura de azulejos funciona muito bem, quando se precisa reformar uma cozinha, ou banheiro, mas sem quebra-quebra, ou sem gasto elevado. Se você mora numa residência antiga, com aqueles azulejos decorados,  meio “cafonas”, ou com manchas, pode valer a pena.

Se a superfície estiver bem preparada, o resultado ficará muito bom. Vamos as dicas!
Preparando os azulejos 
  • lave toda área a ser pintada com água, detergente (de preferência detergente neutro), vassoura e esponja. Esfregue com a vassoura e nos rejuntes, passe esponja (o lado vede da esponja dupla face). Os azulejos não podem ter resíduo de gordura ou poeira para uma perfeita aderência da tinta. No caso de mofo no rejunte, utilize água sanitária diluída em água (siga as instruções da embalagem), deixe de “molho” por 15 minutos, retire com água e passe o detergente com água.
  • retire bem todo o detergente da parede.
  • deixe secar por 24 horas a parede toda depois de terminar a lavagem, caso contrário a tinta não será bem absorvida.
A pintura

Hoje existem nas lojas de materiais de construção uma série de tintas para esta finalidade. São as tintas epóxi com acabamento brilhante ou fosco e até semi-brilho.

Elas devem ser utilizadas com catalizador (adicionado à lata de tinta e misturado). Ou modelos de epóxi a base de água, prontas para o uso (não utilizam catalizador), com menos odor, mas também muito eficaz, tem alta durabilidade, rápida secagem, mais prática e pode ser utilizada em pisos, vidros, azulejos de cozinhas ou banheiros, lavanderias, garagens, entre outros.
 
Escolha a cor, verifique a metragem de sua parede, para que a quantidade de tinta seja suficiente e não falte, para evitar diferença de tonalidade no lote de tinta.
Veja de que acessórios vai precisar, rolos para tinta epóxi, pinceis ou trinchas para acabamento, mexedor (no formato de régua, no caso da tinta com catalizador), luvas e mascara.

Mãos a obra!
Depois da primeira demão, deixe secar por 12 horas só então, dê a segunda demão. Deixe secar por mais 12 horas.
Parede pronta!
Obs. não é recomendado fazer esta pintura em dias chuvosos ou muito úmidos para não atrapalhar na secagem da tinta. Mas, se for o caso, deixe o período de secagem da parede lavada em 24 horas e do intervalo entre a primeira e segunda mão de tinta, em 24 horas.
Obs². você pode passar um pano com álcool liquido na parede lavada para agilizar o processo de secagem. 
Dar um up na casa, melhora a energia e ainda dá pra gastar calorias!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário