sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Mini-post: Limão siciliano, o verdadeiro!

Você sabia, que o limão siciliano é o verdadeiro limão?2013-10-02 16.57.26
Original do sudoeste da Ásia, da família das rutáceas, possui a casca amarela e sabor mais suave, enquanto os chamados limão galego e taiti são frutos híbridos da lima da Pérsia, como híbridos, não são considerados limões, mas sim limas ácidas. São frutas muito importantes por seu valor nutricional de vitamina C, A, complexo B, PP, ácido cítrico e potássio.
O limão siciliano, tem vasto uso na culinária, não só para sucos, mas também no preparo de molhos, temperos para saladas, marinadas, risotos, doces, pavês e até brigadeiros.
2013-10-02 17.02.22
Estudos apontam que a ingestão de frutas cítricas, incluindo o limão siciliano, reduz o risco de varias doenças, pois fortalece o sistema imunológico. Além do mais, ele possui uma substancia própria chamada d-limoneno capaz de combater os temidos radicais livres. É utilizado no combate de infecções, febres, gripes, dores de garganta, acidez gástrica (alcalinizante), ansiedade, depressão, entre outras.2013-10-11 16.43.31
Lembre-se de aproveitar a casca, onde a maior parte das vitaminas e propriedades se encontram.
Então sempre tenha limões ou limas ácidas em sua fruteira, para sua saúde e seu paladar ficarem ok!
Dica de Receita: 
Brigadeiro de Limão Siciliano da Maria Brigadeiro (Juliana Motter).Maria Brigadeiro
Rende 30 docinhos.
Ingredientes para a massa:
2 colheres de sopa de raspas de chocolate branco
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
Raspas de 2 limões sicilianos
Manteiga para untar
Ingredientes para a cobertura:
200g de raspas de chocolate branco
Modo de preparo:
Retire as raspas dos limões sicilianos com descascador de frutas cítricas (sem usar a pele branca, que deixa um gosto amargo).      Com um ralador manual, raspe o chocolate branco. Em uma panela, coloque o leite condensado, as raspas de chocolate branco e a manteiga. Leve ao fogo brando, mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela (isso leva, aproximadamente, 10 minutos).
Apague o fogo, junte as raspas de limão e misture bem para liberar o óleo essencial da casca, responsável por aromatizar os brigadeiros. Transfira para um recipiente de louça untado com manteiga.   
Quando esfriar, unte as mãos com manteiga e faça bolinhas de 3cm de diâmetro com a massa. Cubra os brigadeiros com as raspas do chocolate branco que sobraram.
Aproveite esta delícia.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário