terça-feira, 14 de abril de 2015

Veja como limpar corretamente o sofá da sua casa!

Uma coisa não se pode negar, o sofá é a estrela da decoração de qualquer casa. Mas mais do que isso, ele também costuma nos acompanhar por muitos anos, sendo um companheiro de muitos bons momentos de descanso e relaxamento. Por isso, é muito importante cuidar bem dele! Para fazer a manutenção de qualquer tipo de estofado, é aconselhável aspirar os cantinhos todas as semanas com o aspirador, para remover a poeira e a sujeira que ficam acumuladas entre as almofadas e o assento. E a cada 12 meses o ideal é que seja feita uma faxina mais pesada para o móvel continuar sempre com cara de novo.
Confira abaixo o passo a passo de como limpar corretamente os sofás de diferentes tipos de materiais:
• Camurça

Além de lindos, os sofás de camurça são também muito delicados. Para manter o tecido sempre como novo, a orientação é escovar o móvel semanalmente com uma escova própria para camurça, que você encontra em lojas especializadas. Já a limpeza pode ser feita com um pano limpo e uma mistura de água com um pouquinho de detergente, esfregando suavemente. 
Imagem: Kelly Sikkema
• Couro 
Estofados de couro ou courino são muito práticos e fáceis de limpar! Basta passar um pano de algodão umedecido com água. No caso dos sofás de couro, a cada seis meses é recomendado também aproveitar a faxina do móvel para fazer uma hidratação, de modo a conservar melhor o couro e evitar que ele rache. Para isso, basta passar silicone líquido ou vaselina com o auxílio de uma flanela. Simples, não é mesmo?
Imagem: Sebastiaan ter Burg

• Tecido 
Para fazer a limpeza de sofás de tecido, sejam eles de veludo, chenile e linho, entre outros fios que não exijam lavagem à seco, a recomendação é usar um pano úmido com vinagre branco para passar no móvel. Você pode diluir um copo de vinagre de álcool em um litro de água morna e, depois de esfregar todo o sofá, finalizar com outro pano limpo e seco para absorver o excesso de água. No caso de estofados muito sujos, você também pode usar uma mistura de sabão em pó ou concentrado com água morna, até formar espuma, para remover a sujeira mais pesada. Em seguida escove o sofá com uma escova macia, usando apenas uma pequena quantidade da mistura para não molhar muito o móvel. Finalize passando um pano úmido para remover o excesso de sabão e, por fim, um pano seco. Prontinho! Agora é só deixar o sofá secar naturalmente à sombra, de preferência em um local ventilado. Não é recomendado deixar o estofado exposto ao sol, pois isso pode provocar manchas, ok?
Imagem: PoshSurfiside.com

E você, como costuma limpar os estofados da sua casa? Acha que essas dicas de limpeza foram úteis? Conte pra gente nos comentários.  
Até a próxima!                                                       Este texto é uma parceria com a Cleanipedia.          

4 comentários:

  1. Acrecentei uma colher de amaciante na solução, o estofado ficou limpo e com um agradavel perfume

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauro Cesar, td bem?
      Muito bom!
      Valeu a dica!
      Abraço Mari

      Excluir
  2. Thank you so much for sharing this awesome post
    domino 99
    bandar bola

    ResponderExcluir